Organização estima público de 1,5 milhão de pessoas
Ato contra a corrupção e o governo Dilma Rousseff (PT) reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas neste domingo, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A manifestação começou as 10 horas e se estendeu até as 15 horas.
A estimativa foi divulgada pela organização do evento e nenhum órgão oficial publicou números. Desde o ano passado, o governo do Estado não contabiliza estimativa de público em protestos.
Com roupas verde-amarelas, os manifestantes exibiram cartazes em apoio às investigações da operação Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro. No dia 4 de março, decisão de Moro para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse conduzido coercitivamente para depor na sede da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebeu críticas de juristas e movimentos sociais.
Alguns exibiram bonecos Pixuleco e um manifestante com máscara do Lula e roupa de presidiário, com uma bola de ferro, compareceu ao protesto. Usada em outros atos, uma faixa grande, com a inscrição impeachment, foi estendida sobre os manifestantes na orla carioca. Outros levaram panelas.
Manifestantes recolhem assinaturas para a PEC 412 que pede a autonomia administrativa e funcional da Polícia Federal.
*Com informações dos sites Folha de São Paulo e R7