Pular para o conteúdo
Política

Procurador-chefe do MPE defende novo afastamento de Mario Cesar do cargo

Ele ficou três meses longe do parlamento em 2015
Arquivo -

Ele ficou três meses longe do parlamento em 2015

Às vésperas do retorno parlamentar em , o MPE (Ministério Público Estadual), por meio do procurador-geral de Justiça, Humberto Brittes, pediu que a liminar obtida pelo vereador Mario Cesar (PMDB) para conseguir voltar à Casa de Leis seja cassada e o julgamento do mérito do processo extinto.

Ele argumenta que, após análise, constatou-se, ao contrário do que o peemedebista argumenta, não haver ilegalidade em mantê-lo longe do Legislativo. O fato ocorreu devido à Operação Coffee Break que apura se houve compra de votos para cassação de Alcides Bernal em março de 2014.

“À Luz das argumentações dispensadas anteriormente e dos documentos juntados aos autos, conclui-se que a liminar deve ser cassada e a segurança denegada, haja vista não restar comprovado nos autos a ilegitimidade, ilegalidade ou teratologia da decisão guerreada, a qual se encontra em per feita sintonia com a defesa dos interesses públicos envolvidos”, diz nos autos protocolados no último dia 25, mas publicado no processo neste dia 1°.Procurador-chefe do MPE defende novo afastamento de Mario Cesar do cargo

Mario foi afastado junto com o vice-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), no dia 25 de agosto de 2015. À época ele ocupava função de presidente da Casa de Leis, mas, três meses depois, conseguiu voltar ao cargo e renunciou à mesa diretora. Em consenso, os vereadores elegeram João Rocha como novo dirigente.

No dia 24 de novembro o desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, em decisão monocrática, concedeu a liminar pleiteada pelo legislador afastado e determinou que o mesmo fosse reintegrado ao quadro da Câmara. No pedido a defesa de Mario alega que a decisão que o afastou não é clara, partindo da premissa de que ele é culpado pelo simples fato de ser detentor de cargo político.

“Ademais, acrescenta que o fundamento que embasou a decisão é confuso, vago e insuficiente para justificar a medida cautelar imposta. Argumenta, ainda, que o acórdão proferido pela Seção Criminal refere-se apenas ao afastamento do impetrante da Presidência da Câmara, não havendo impedimento para que retorne ao cargo de vereador, bem como assevera que o procedimento interno que analisa a conduta de Gilmar Olarte, o qual foi mencionado no acórdão, já foi arquivado pela Casa de Leis Municipal”.

Além disso, ele apontou que “o próprio relator do agravo regimental, em decisão monocrática, indeferiu o pedido de afastamento de outros 17 vereadores, fundamentando que estes não poderiam mais atrapalhar a investigação e, que a manutenção da decisão de seu afastamento seria o mesmo que antecipar um dos efeitos de uma eventual e suposta condenação, violando o princípio de que ninguém será considerado culpado antes do trânsito em julgado da sentença”.

Retorno – Nesta terça-feira (2) os legisladores voltam aos trabalhos parlamentares depois de mais de um mês em recesso. O prefeito Alcides Bernal vai comparecer à cerimônia inaugural do último ano do mandato tanto dos vereadores quando do chefe do Executivo. À época em que conseguiu liminar para voltar ao cargo, Mario expôs que não tentaria reeleição este ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
senado cpi das bets

Soraya diz que relatório da CPI das Bets vai propor combate ao vício em aposta

Evento capacita 50 pessoas sobre uso do fogo como aliado na preservação do Pantanal

onça fica pendurada e cai

VÍDEO: Remake pantaneiro de O Rei Leão? Onça fica pendurada e cai de árvore após se atrapalhar em galho

Em ‘surto’, jovem invade casas e assusta moradores da Vila Margarida

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

Alunos relatam pânico em ataque que matou 2 em universidade da Flórida

Últimas Notícias

Polícia

Homem é encontrado morto por tiros na cabeça em zona rural de Rio Brilhante

Vítima sofreu, pelo menos, três disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (18)

Polícia

Funcionária tem moto furtada na frente de academia em Campo Grande

Veículo é financiado e não tinha seguro

MidiaMAIS

Chat GPT não reconhece Mato Grosso do Sul como estado do Brasil

Nomear Mato Grosso do Sul como "Só Paulo" está entre os incontáveis deslizes cometidos pela ferramenta; confira outros

Le Blog Maria Antonia

Caviar no cachorro-quente: mais barato, ingrediente chega a pratos em restaurantes nos EUA

A impensável loucura da economia resumida em um tira-gosto. Caviar com salsicha, quem diria? As ovas do peixe esturjão, símbolo de comidas refinadas e caras, são a estrela do ‘caviar hot dog’, servido no bar do restaurante The Modern, em Nova York. O quitute, que leva duas pequenas salsichas cobertas com caviar em um minipão, … Continued