Governador de SP estará na Capital para o evento

Ambos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), quanto o prefeito de Alcides Bernal (PP), irão participar na manhã desta quinta-feira (1º/09), do início dos testes da vacina contra a dengue na Capital. O chefe do executivo de São Paulo, Geraldo Alckimin, estará presente no evento, assim como o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, que é responsável ela produção dessas vacinas no país.

A dengue já matou 17 pessoas em Mato Grosso do Sul, só neste ano, conforme dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Já foram notificados, também em 2016, mais de 58 mil casos da doença no Estado, número que superou os dois anos anteriores.

O Instituto Butantan é o responsável pela produção de importantes vacinas no país e começa em Campo Grande, os testes da vacina contra a dengue. Participam do evento também, o secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares e o secretário de Saúde de São Paulo, David Uip.

Na Capital, 1,2 mil voluntários, que já contraíram ou não a doença, irão tomar a única dose da vacina. Esses pacientes serão supervisionados durante cinco anos e o monitoramento acontecerá de diversas formas, como contatos por telefone ou com agendamento de visitas.

A vacina, produzida com vírus vivos, mas geneticamente enfraquecidos, foi desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, em inglês). Essa parceria foi firmada em 2008 e a primeira fase dos testes aconteceu fora do Brasil.

São Paulo foi a primeira cidade a receber os testes, que agora estão sendo aplicados também na região sul, em Porto Alegre. Em Campo Grande, o Instituto realiza a última fase dos testes clínicos.

Conforme o Butantan, já existe uma fábrica capaz de produzir em pequena escala a vacina da dengue, aproximadamente 500 mil doses por ano. No entanto, essa capacidade pode saltar para 12 milhões de doses/ano.

O evento será realizado às 10h, na Unidade Básica de Saúde Coophavilla II – Doutor Aldredo Neder – Rua dos Recifes, s/n – Bairro Coophavilla II – ao lado do campo de futebol.