Pular para o conteúdo
Política

Plantão do TJ atende defesa e põe em liberdade advogado e esposa

Dupla não poderá deixar cidade sem autorização da justiça
Arquivo -

Dupla não poderá deixar cidade sem autorização da justiça

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu habeas corpus garantindo  liberdade ao advogado e procurador da Câmara da Capital, André Scaff, e sua esposa Karina Mauro Scaff, presos ontem, terça-feira (20), durante Operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

A decisão, proferida pelo desembargador Vladimir Abreu da Silva, determina que o casal ficará em liberdade desde que compareça ‘a todos os atos processuais’ e não se ‘ausente’ de ‘por período superior a trinta dias, sem prévia autorização judicial’.

O magistrado entendeu que não havia ‘presença dos requisitos necessários para a manutenção da segregação preventiva dos pacientes (André e Karina)’, motivo pelo qual determinou a ‘soltura incontinente dos investigados’.

A defesa argumentou que os requisitos necessários para manutenção da prisão, ou seja, para impedir que Scaff e a esposa continuassem praticando os crimes dos quais são acusados,  ou que eles atrapalhassem  o andamento do processo, ameaçando testemunhas ou destruindo provas e ainda possibilidade real de fuga, não estavam presentes neste caso, o que foi atendido pela Justiça.

A Operação que prendeu André e Karina Scaff, chamada de Midas, investiga a pratica dos crimes de lavagem de dinheiro, crimes contra a administração pública, crimes contra a ordem tributária, dentre outros.

O advogado teria em seu nome cerca de 96 propriedades, de bens imóveis, acervo considerado incompatível com a renda auferida na condição de servidor público, o que indicaria que o acréscimo patrimonial seria proveniente de corrupção e improbidade administrativa.

No último mês de maio, Scaff já havia sido alvo de uma Operação do Gaeco, e acabou detido por cinco horas, depois que agentes encontraram munições em sua residência. Ele pagou fiança de R$ 2,6 mil e foi posto em liberdade. Na ocasião, 19 de maio, ao advogado afirmou que a operação em nada tinha a ver com a Lama Asfáltica ou Coffee Break.

No mesmo dia, durante reunião do Conselho Supeior do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, o procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, afirmou que a operação era um desdobramento da Operação da Polícia Federal que culminou com a prisão do ex-deputado federal e ex-secretário de obras, Edson  Giroto, e do empresário João Amorim, a Lama Asfáltica.

André Scaff é também ex-titular da Seplanfic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle) durante a gestão de Gilmar Olarte. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1