Pular para o conteúdo
Política

MPF denuncia ex-secretário de MS por por corrupção e organização criminosa

Ele é acusado de participar de um esquema de fraudes no Ministério do Planejamento
Arquivo -

Ele é acusado de participar de um esquema de fraudes no Ministério do Planejamento

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta segunda-feira (1) à Justiça o ex-ministro e ex-secretário de fazenda de Mato Grosso do Sul, na gestão de Zeca do PT, pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Paulo Bernardo é acusado de receber recursos de um esquema de fraudes no contrato para gestão de empréstimos consignados no Ministério do Planejamento. Se a Justiça receber a denúncia, o ex-ministro torna-se réu e responderá a processo.

Além do ex-ministro, outras 19 pessoas foram denunciadas pelo MPF. Elas são acusadas de montar uma organização criminosa no Ministério do Planejamento entres os anos de 2009 e 2015.

No dia 23 de junho, Paulo Bernardo foi preso por suspeita de ter recebido R$ 7,1 milhões de propina em um esquema envolvendo uma empresa de software, a Consist, que administrava contratos de crédito consignado para funcionários públicos. De acordo com as investigações, agentes públicos e políticos recebiam pagamentos ilegais a partir do contrato feito com a empresa.

Os serviços da empresa eram custeados por uma cobrança de cerca de R$ 1 de cada um dos funcionários públicos que aderiam a essa modalidade de crédito. O inquérito aponta que, desse montante, 70% era desviado para empresas de fachada. A partir dos contratos falsos, os recursos chegavam aos destinatários finais, entre eles o ex-ministro.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal, Bernardo teve despesas pessoais e de campanhas eleitorais pagas pelo esquema de corrupção. Paulo Bernardo foi solto no dia 29 de junho, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Verônica Sterman, advogada de Bernardo, acredita que a Justiça reconhecerá a improcedência das acusações. “O ex-ministro Paulo Bernardo reitera que não participou ou teve qualquer ingerência na celebração ou manutenção do acordo de cooperação técnica assinado autonomamente entre a Secretaria de Recursos Humanos do MPOG [Ministério do Planejamento] e as associações de Bancos e Previdência (ABBC e SINAPP). Também reitera que não se beneficiou de qualquer quantia da Consist, quer direta ou indiretamente”, informa nota da defesa.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1961 – Nasce Nelsinho Trad, prefeito de Campo Grande e senador da República

sessão

[ BASTIDORES ] Vazio presencial chamou atenção em sessão

Homem é levado para a delegacia após ato obsceno na região central de Dourados

santa casa

Após surto e briga em conveniência, homem morre na Santa Casa de Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Últimas Notícias

Polícia

Jovem acorda com tio nu ao lado de cama e homem é preso por importunação sexual 

Homem puxou sobrinha pelo braço e tocou em seu corpo

Esportes

Depois de 16 anos fora da Copa, Paraguai se classifica e presidente decreta feriado nacional

A seleção paraguaia está de volta a uma Copa do Mundo de Futebol de 2026. Depois de 16 anos, a classificação levou o presidente Santiago Pena a decretar feriado nacional nesta sexta-feira (5), incluindo Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O comunicado oficial do decreto de feriado presidencial, … Continued

Polícia

Briga por partida de dominó acaba com homem morto a facadas no peito em Paranaíba

Autor foi preso quando tentava fugir em seu caminhão

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Falsa ameaça de bomba fechou uma das pistas do Aeroporto Internacional do Galeão

Dois adolescentes afirmaram estar com uma bomba em  uma aeronave prestes a decolar