Pular para o conteúdo
Política

Governo assina Carta de Compromisso em comemoração ao Dia da Mulher

Diversas secretarias assinaram documento
Arquivo -

Diversas secretarias assinaram documento

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governo estadual assinou uma Carta de Compromisso com a SPPM (Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres). Na ocasião, a administração tucana anunciou parcerias para execução de políticas de inserção da mulher no mercado de trabalho, fortalecer a participação feminina nos espaços de poder e reduzir índices de violência.

Uma das ações será o oferecimento de vagas para mulheres em situação de violência, encaminhadas pelo Ceam (Centro de Atendimento à Mulher), nos cursos oferecidos pela Casa de Qualificação e facilitar o acesso às linhas de microcrédito do Banco Cidadão, ambas por meio da Funtrab (Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul).

“Temos no Estado uma subsecretaria para tratar especificamente das mulheres, o que dá autonomia e agilidade nas ações para atender às necessidades da mulher”, afirmou a subsecretária Luciana Azambuja, da SPPM.

Para ela, a criação de uma estrutura independente favoreceu a atuação da pasta e é um dos fatores que faz com que Mato Grosso do Sul seja referência até mesmo no exterior pelas boas práticas voltadas para as mulheres.

Já o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), lamentou que os homens utilizem a violência contra as mulheres e defendeu maior participação feminina em todos os âmbitos sociais. “Sou contra a determinação de vagas para as mulheres. Deveríamos ter participação meio a meio”, disse.

Segundo o governo, o documento assinado hoje também contempla o projeto “Maria da Penha Vai à Escola”, da SED (Secretaria de Estado de Educação), que dá andamento a um programa de 2015 de palestras sobre a Lei Maria da Penha e violência doméstica para 2,5 mil alunos. Com a Sed também foi firmada parceria para a elaboração de material em vídeo com linguagem de sinais para mulheres surdas e CD’s com áudio narração para mulheres cegas sobre a temática de enfrentamento à violência. 

Outras secretarias também foram contempladas na Carta Compromisso. Na Agepen (Agência de Administração Penitenciária), por exemplo, há previsão de conclusão da construção de um presídio feminino com capacidade de 407 detentas, e o diretor presidente do órgão, Ailton Stropa, espera que no Estado o índice de reinserção na sociedade seja superior à media nacional de 30%. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Antes de embarcar para os EUA, senadora Tereza Cristina discute investimentos com prefeita de Campo Grande

Burros flagrados ‘passeando’ por Campo Grande são resgatados; CCZ orienta sobre serviço de resgate

Promessa realizada há 73 anos ganha desfecho em Paróquia de Campo Grande

Justiça Eleitoral marca julgamento de vereador acusado de compra de votos em Corumbá

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Federação repudia crimes em terreiros e diz que acusados de tortura e abuso sexual não são pais de santo

Últimas Notícias

Mundo

Dólar continua caindo e chega a R$ 5,52

Este é o menor nível desde tarifaço de 50% de Trump ap Brasil

Brasil

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Criminosos abordavam idosos na rua, em casa e na internet por meio de uma instituição de fachada para assinar documentos

Política

Entidades de MS integram carta com 90 assinaturas por sanção integral do Licenciamento Ambiental

Segundo o texto encaminhado ao presidente Lula, o texto proposto corrige distorções e traz eficiência na relação da produção com a sustentabilidade

Brasil

Neta de Lula comete gafe ao falar da independência dos EUA

Bia Lula estava defendendo o Pix e criticando as tarifas de Donald Trump