Azambuja participou da cerimônia de posse para novo biênio 

Durante solenidade de posse dos ministros do TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) para o biênio 2017/2018, realizada nesta quinta-feira (15), o governador (PSDB) avaliou como positiva a atual gestão e destacou que importantes medidas foram tomadas, especialmente para qualificação dos gestores públicos municipais.

Para o governador, o atual presidente, Valdir Neves e demais membros do TCE, deram agilidade aos processos e realizaram diversas ações, como treinamentos cursos e para qualificação de prefeitos. “A qualificação de gestores públicos é muito importante para qu não corram muitas vezes, tantos erros, equívocos por parte dos gestores municipais”, disse.

Outra avaliação positiva de Azambuja foi relação à modernização do sistema do tribunal, que segundo ele, provocou melhor no trâmite entre os poderes. “Prova destas realizações é que a presidência foi eleita para mais um mandato”, explicou. A recondução do conselheiro Waldir Neves ao cargo de presidente para o biênio 2017/2018 teve unanimidade do corpo de conselheiros da Corte de Contas. A escolha, feita pelos sete membros, ocorreu em uma Sessão Especial com voto secreto.

Vale lembrar que o ministro Waldir foi reconduzido ao cargo de presidente em agosto deste ano, por unanimidade do corpo de conselheiros da Corte de Contas. A escolha, feita pelos sete membros, ocorreu em uma Sessão Especial com voto secreto. A votação reconduziu, ainda, Ronaldo Chadid à vice-presidente e o conselheiro Iran Coelho das Neves ao cargo de corregedor geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

Nesta quinta-feira (15), foram empossados Waldir Neves Barbosa no cargo de presidente, Ronaldo Chadid como vice-presidente, Iran Coelho das Neves como Corregedor-Geral e João Antônio de Oliveira Martins como Procurador-Geral de Contas do Ministério de Contas.

Na cerimônia, Waldir disse que o tribunal conseguiu o fortalecimento do controle interno. “Agora já municiamos o tribunal de todas as ferramentas para que possa aferir dados e ter as informações necessárias. Para que a gente possa estar presente, mesmo distante”, disse. Segundo ele, a população não aceita mais irregularidades na prestação de contas dos gestores, cujo papel fiscalizador é de responsabilidade do TCE.

Como ações realizadas por sua gestão, destacou a modernização do tribunal e citou uma “radiografia profunda da educação, desde o início até o ensino superior”. Outro trabalho realizado, que segundo Waldir, serviu de base para outros tribunais, é em relação aos resíduos sólidos, que resultou na assinatura de um termo de cooperação com Ministério Público. Por fim, destacou termos assinados junto ao TCU (Tribunal de Contas da União).