Pular para o conteúdo
Política

Em conversa gravada, Jucá afirma que o PT ‘puxou o tapete’ de Delcídio do Amaral

Prisão foi erro, avaliam ministro e interlocutor
Arquivo -

Prisão foi erro, avaliam ministro e interlocutor

O ex-senador por Mato Grosso do Sul Delcídio do Amaral (sem partido) é citado na conversa entre o ministro do Planejamento (PMDB) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, divulgada nesta segunda-feira (23) pelo jornal Folha de S.Paulo, na qual o ministro fala em um ‘pacto’ para estancar a ‘sangria’ da Operação Lava Jato, que incluiria a retirada de Dilma Rousseff do poder. Na conversa, gravada em março deste ano, antes portanto da abertura de processo contra Dilma, ocorrida em abril, Jucá e Machado avaliam que a prisão de foi uma ‘cagada’. Romero completa avaliando que o Partido dos Trabalhadores ‘puxou o tapete’ do ex-senador.

A avaliação dos dois é que, com a autorização de prisões pelo STF (Supremo Tribunal Federal), como aconteceu com o senador petista, houve pressão por novos acordos de delação, que implicam mais políticos no escândalo da Lava Jato, que investiga a existência de um ‘propinoduto’ na Petrobras. Romero é alvo de quatro inquéritos no STF, o último deles aberto após Delcídio decidir contribuir com as investigações e contar o que sabia.

É Sérgio Machado, que presidiu uma das subsidiárias da Petrobras e é alvo da investigação, quem começa a falar do ex-senador petista. Para ele, houve “frouxidão” do Senado ao manter Delcídio preso, quando houve a votação na casa para autorizar ou não a decisão do STF.

Prisão questionada

Jucá, no diálogo atribuído aos dois pela Folha de S.Paulo, concorda, mas pondera que não havia outra forma. “Sim, pô, não adianta soltar o Delcidio, aí o PT dá uma manobra, tira o cara, diz que o cara é culpado, como é que você segura uma porra dentro do plenário?”

Machado volta a argumentar, afirmando que a prisão foi ilegal. “Mas o cara não foi preso em flagrante, tem que respeitar a lei. Respeito à lei, a lei diz clara… “, diz.

É aí que o ministro do Planejamento concorda e avalia que o PT abandonou Delcídio.. “Pô, pois então. Ali não teve jeito não. A hora que o PT veio, entendeu, puxou o tapete dele, o Rui [presidente da legenda], a imprensa toda, os caras não seguraram, não’.

Na sequência, vêem a avaliação de que a situação de Delcídio foi um erro. “Eu sei disso, foi uma cagada”, define o ex-presidente da Transpetro. Jucá concorda e amplia: “Foi uma cagada geral”.

Para o interlocutor do então senador peemedebista, o tropeço começa no STF e se estende, incentivando as delações. “Foi uma cagada geral. Foi uma cagada o Supremo fazer o que fez com o negócio de prender em segunda instância, isso é absurdo total que não que não dá interpretar, e ninguém fez nada. Ninguém fez ADIN, ninguém se questionou. Isso aí é para precipitar as delações.” afirma.

A partir daí, os dois começam a falar que, com os acordões de delação, mais políticos podem ser envolvidos. “Não escapa pedra sobre pedra”, afirma Machado.

Na continuação, afirmam que o alvo das próximas investigações são Renan Calheiros, presidente do Senado, Eduardo Cunha, que foi afastado do mandato de deputado federal e da presidência da Câmara, além da presidente Dilma.

A sequência da conversa, já divulgada exaustivamente, revela a intenção de uma ação política para evitar a ampliação das investigações da Lava Jato, negada por Romero Jucá em entrevista na manhã desta segunda-feira (23). Após mais essa bomba ser divulgada, a permanência dele no governo está indefinida.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Praça abandonada vira ‘lixão’ a céu aberto no Santo Amaro, denuncia moradora 

ufms

Festival Mais Esporte abre inscrições para oficina gratuita de futebol de mesa

VÍDEO: Pescadores encontram óleo diesel no Rio Aquidauana e denunciam suposto descarte irregular

Milei restringe imigração e permanência de estrangeiros na Argentina

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Salve o Vinil! Encontro de troca e venda reúne amantes do item nostálgico em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Putin nomeia delegação para negociar com Ucrânia, mas mantém dúvida sobre ida à Turquia

Documento não esclarece se o líder russo participará ou não das conversas em Ancara

Cotidiano

Família busca por idoso com esquizofrenia desaparecido em Campo Grande

Ele foi visto pela última vez no Bairro Universitário, na casa onde mora com a irmã

Trânsito

Colisão entre duas carretas Scania deixa motorista ferido na BR-376

A colisão ocorreu durante uma ultrapassem

Brasil

Rico Melquíades joga ao vivo na CPI das Bets e nega usa de contas demonstração

Influencer disse que "não obriga ninguém a fazer apostas"