Presidente do partido

O presidente nacional do PMDB, o senador Romero (RR), afirmou que as eleições municipais desse domingo (2) foram um “referendo” do processo de impeachment, que resultou no afastamento e cassação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no fim de agosto deste ano.

“Se havia algum discurso de golpe, de que tiraram Dilma, de que o PT tinha 54 milhões de votos, esse discurso acabou”, disse Jucá em entrevista ao UOL nesta segunda-feira (3).

“Não houve golpe; houve uma decisão constitucional e um referendo no Brasil dessa decisão. Majoritariamente, os partidos que tiraram Dilma ganharam a eleição de ponta a ponta no país”, acrescentou.

Autocrítica

Jucá fez uma autocrítica em relação ao governo de Michel Temer (PMDB). Ele declarou que o governo “falha ao não passar o quadro real” em relação às reformas trabalhista e da previdência.

“O governo está falhando quando não passa o quadro real [das reformas] da Previdência, do trabalho, do desemprego e da própria perspectiva de crescimento da economia”, disse.

“Não queremos fazer medidas impopulares, mas medidas que salvem o país, salvem a aposentadoria futura das pessoas, salvem o emprego das pessoas. Temos de contextualizar”, acrescentou.

Eleições municipais

Jucá comemorou o que ele classificou como vitória do PMDB nas eleições municipais e afirmou que o governo federal “vai continuar na campanha”.

“O PMDB agiu dentro da expectativa do que estava previsto. Elegemos a maioria dos prefeitos do Brasil. Vamos definir qual será o nosso posicionamento nos outros campos [no segundo turno]”, disse.

O PMDB foi o partido que elegeu a maior quantidade de prefeitos no país no primeiro turno: 1.028. Ao final das eleições de 2012, o partido tinha conquistado 1.024 prefeituras.

O PSDB foi o segundo partido que mais elegeu chefes para os Executivos municipais: 793, número superior ao desempenho de 2012. Já o PT conseguiu eleger 256 prefeitos, menos da metade do resultado obtido na eleição municipal anterior. 

Questionado pelo blogueiro do UOL Josias de Souza sobre a ausência de Temer nas campanhas municipais, Jucá falou que “o governo não se excluiu da eleição”.

“Temer cumpriu o compromisso de ele ficar fora da disputa partidária. Nós temos a missão de recuperar o país; não dá para misturar a disputa local com a base nacional”, disse.

Em relação ao segundo turno, Jucá afirmou que “o PMDB vai se posicionar em todas as capitais”.