Pular para o conteúdo
Política

Comissão aprova deslocamento de poste a pedido do consumidor

Custeio de responsabilidade do cidadão.
Arquivo -

Custeio de responsabilidade do cidadão.

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (14) o Projeto de Lei 5741/16, do deputado Toninho Pinheiro (PP-MG), que obriga as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica a remover ou deslocar postes e redes de distribuição quando solicitado por consumidor.

Pela proposta, a solicitação do cliente deverá conter justificativa que demonstre a necessidade da remoção ou deslocamento. O custeio das obras realizadas será de responsabilidade do cidadão. Caso o consumidor discorde do valor cobrado, poderá pleitear à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que defina o valor com base em custos de referência.

Ainda conforme o texto, a remoção ou deslocamento dos postes ou redes deverá ser realizada em até 90 dias após a solicitação.

A Resolução 414/10 da Aneel já permite que os consumidores afetados pela localização dos postes e da rede de energia solicitem a sua remoção à distribuidora, responsabilizando-se pelo custeio das obras. Mas o documento não estabelece prazo para execução do pedido.

Segundo o relator na comissão, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), uma norma sem prazo específico para cumprimento e sem punição para o não atendimento de uma requisição em tempo hábil torna-se “inócua e um convite para desobediência”.

Araújo acrescentou à proposta uma previsão de multa, com valor definido pela Aneel, se a concessionária não realizar o pedido no prazo previsto.
“Hoje o custo é R$ 12 mil para um consumidor da cidade de transferir um poste. Isso é inviável. Até para comerciantes fica caro”, disse o deputado Celso Russomano (PRB-SP).

“[O valor cobrado pelas concessionárias é simplesmente um absurdo”, disse o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), para quem o relator “dá uma oportunidade aos nosso consumidores de se livrar desse roubo”.
Localização dos postes

O projeto determina também que a locação dos postes deverá ocorrer, sempre que tecnicamente possível, na divisa dos lotes urbanos. Além disso, não poderá restringir o acesso a edificações já construídas e, sempre que possível, não deverá ocorrer em frente a portas, janelas, sacadas, marquises, anúncios luminosos e outras estruturas semelhantes.

A remoção dos postes instalados em descumprimento a essas determinações deverá ser realizada sem ônus para o consumidor, também em até 90 dias após a solicitação.
Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Onde assistir: Confira como acompanhar as partidas de ida das quartas da Copa do Brasil

STF impede repatriação imediata de crianças para exterior

Carreata de Milei é alvo de pedradas durante evento de campanha próximo a Buenos Aires

PR: homem é preso por dar ‘brisadeiro’ à colegas de trabalho

Notícias mais lidas agora

Veículo foi rebocado após defeito (Fala Povo Midiamax)

Nova ação pede para Consórcio Guaicurus tirar ônibus velhos de Campo Grande

Acusado de desvio de R$ 11 milhões diz que MPMS baseou-se em conversas de WhatsApp

filhote de onça devora anta

VÍDEO: Guloso, filhote de onça devora anta maior que ele em fazenda de Mato Grosso do Sul

Paróquia de Campo Grande celebra Novenário da Padroeira com programação religiosa e social

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Israel fará o primeiro transplante de medula espinhal do mundo com células do próprio paciente

Israel se prepara para realizar o primeiro transplante de medula espinhal do mundo Israel está prestes a protagonizar um marco histórico na medicina regenerativa. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em parceria com a startup Matricelf, receberam autorização preliminar do Ministério da Saúde israelense para realizar o primeiro transplante de medula espinhal em humanos, utilizando … Continued

Cotidiano

Praça Ary Coelho terá vacinação e exames gratuitos para cães e gatos neste sábado 

Ação realiza pela CCZ acontece das 8h às 12h, no Centro de Campo Grande

Brasil

Justiça proíbe Facebook e Instagram de permitir trabalho de criança influencer sem autorização

Juíza declarou em sentença que exposição e pressão para gerar conteúdos causam nas crianças prejuízos imediatos

MidiaMAIS

Preparado? Liniker é a próxima atração do MS ao Vivo em Campo Grande

Próximo MS ao Vivo será realizado no dia 7 de setembro