Pular para o conteúdo
Política

Coligação de Rose pede acesso a pesquisa eleitoral do DATAmax na justiça

O juiz deferiu o pedido
Arquivo -

O juiz deferiu o pedido

A coligação “Juntos por ”, que tem como candidata a prefeita da Capital, a vice-governadora Rose Modesto (PSDB), entrou na justiça para pedir acesso a pesquisa eleitoral realizada pelo instituto , encomendada pelo Jornal Midiamax. O juiz Marcelo Andrade Campos Silva deferiu o pedido.

A decisão foi publicada no Mural Eletrônico do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), nessa quinta-feira (29). Segundo o relato, trata-se de petitório aforado pela Coligação “Juntos por Campo Grande” a qual requer acesso ao sistema interno de controle, à verificação e à fiscalização da coleta de dados da empresa empresa Conpar – Consultoria, Pesquisa e Participações S/S Ltda-ME, referente à pesquisa eleitoral protocolada sob n.º MS-09130/2016, incluídos os dados relativos à identificação dos entrevistadores, planilhas individuais, mapas ou equivalentes, questionários aplicados(preservada a identidade dos entrevistados), assim como, ao relatório final da pesquisa.

Sendo assim, o juiz explicou que o artigo 34, § 1º, da Lei 9.504/97 e o artigo 13, caput e § 1º, da Resolução/TSE n.º 23.453/2016, permite o acesso a partidos políticos, mediante requerimento ao juiz eleitoral, ao sistema interno de controle, à verificação e à fiscalização da coleta de dados das entidades e empresas que divulguem pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os dados relativos à identificação dos entrevistadores, questionários aplicados, relatório final da pesquisa, e, por meio de escolha livre e aleatória planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados aplicados, preservada a identidade dos entrevistados.

Dessa forma, o magistrado deferiu o pedido, a fim de autorizar o acesso, à Coligação “Juntos por Campo Grande” ao sistema interno de controle, à verificação e à fiscalização da coleta de dados relativos à pesquisa eleitoral sob o n. MS-09130/2016 realizada pela empresa empresa Conpar – Consultoria, Pesquisa e Participações S/S Ltda-ME, incluído os dados referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, bem como, ao relatório final e ao modelo de questionário aplicado, sempre preservando a identidade dos entrevistados, sob pena de violação do artigo 34, § 2º, da Lei n.º 9.504/97.

O juiz deu prazo de dois dias para a empresa Conpar – Consultoria, Pesquisa e Participações S/S Ltda-ME, enviar via fac-símile ou e-mail indicados no registro da referida pesquisa, devendo esta encaminhar no endereço eletrônico [email protected], os dados solicitados. Em igual prazo permitirá o acesso do requerente, através de seu representante, se de interesse deste, à sede ou à filial da empresa para o exame aleatório das planilhas, mapas ou equivalentes, em horário comercial.

A pesquisa

A quarta rodada de pesquisa do Instituto DATAmax das foi divulgada no último dia 24 de setembro e mostra Marquinhos Trad liderando com 33,10% as intenções de voto para a prefeitura de Campo Grande.

A candidata do PSDB, a vice-governadora Rose Modesto, aparece em segundo na preferência do eleitorado, com 24,30%. O concorrente à reeleição, Alcides Bernal, do PP, pontuou 11,50%, conforme o levantamento. A eleição ocorre dia 2 de outubro, próximo domingo.

Comparando os números desta pesquisa com o do terceiro levantamento eleitoral, divulgado no dia 12 setembro, Marquinhos e Rose subiram na preferência, enquanto Bernal caiu. O índice de eleitores indecisos despencou, segundo o Datamax. Até duas semanas atrás, os eleitores que diziam não saber em quem votar somavam 27%; agora, esse índice ficou em 12%.

Ainda na comparação, nota-se que Marquinhos subiu de 27% para 33%; já a candidata tucana Rose Modesto, saltou de 17% para 24%, a que mais cresceu entre os primeiros posicionados. O índice atingido pelo prefeito Alcides Bernal recuou se confrontado os números com a última pesquisa DATAmax. A intenção de voto do candidato do PP desceu de 12,20% para 11,50%.

Marcelo Bluma, do PV, mais que dobrou sua performance. Ele havia pontuado 0,90%, agora alcançou 2,10% e assumiu a quarta posição. O candidato do PSC, o coronel David, vem na cola de Bluma, com 2,00% da preferência eleitoral.

Alex do PT, que até a última rodada da pesquisa DATAmax era o quarto melhor posicionado, virou o sexto colocado, segundo o levantamento. Ele obteve 1,60%, enquanto na terceira rodada, divulgada em 12 de setembro, o petista havia conquistado 1,10% da preferência eleitoral. Ou seja, Alex não diminuiu o avanço, contudo, seus adversários subiram mais.

O candidato do PTN, o engenheiro Aroldo Figueiró, e o concorrente do PPS, Athayde, pontuaram 0,80%; Rosana Santos, do PSOL, cuja candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral, aparece com 0,60%; Pedrossian Filho, do PMB, 0,50% e Lauro David, do PROS, 0,30%.

O restante dos candidatos a prefeito de Campo Grande, Suel Ferranti, do PSTU; Adalto Garcia, do PRTB e Eliseu Amarilha, do PSDC, não pontuaram, segundo o DATAmax. A pesquisa DATAmax, apurada entre os dias 19 e 23 de setembro, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MS-09130/2016.

Ao todo foram entrevistadas 800 pessoas das sete regiões de Campo Grande: Anhanduizinho, Bandeira, Centro, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo que representam 99% da população, conforme IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Estima-se, segundo o instituto, uma margem de erro máximo total que oscila em 3,5 pontos percentuais tanto quanto para cima quanto para baixo, considerando-se um nível de confiança de 95%.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

moraes

Além da proibição de entrada nos EUA, autoridades brasileiras podem ter bens confiscados

Novo ataque perto de centro de distribuição de alimentos deixa 73 mortos na Faixa de Gaza

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Jovens denunciam pai de santo por drogar e abusar sexualmente em terreiro de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Atualizações dos dados epidemiológicos da dengue em Mato Grosso do Sul apontam que o estado não registrou novos óbitos pela doença nos últimos sete dias

Política

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Proposta diz que cliente não pode ficar mais de 4h mensais sem internet ou outros serviços citados no projeto

Transparência

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

O extrato do contrato foi publicado no Diário da Assomasul na última quinta-feira (17)