Pular para o conteúdo
Política

Câmara instala e elege presidentes da maioria das comissões permanentes

 Poderão iniciar seus trabalhos nesta quarta
Arquivo -

 Poderão iniciar seus trabalhos nesta quarta

 

A maioria das 25 comissões permanentes da Câmara dos Deputados foi instalada hoje (3), seguida da eleição de presidentes e vice-presidentes dos colegiados. Com isso, após quase três meses de atraso, as comissões poderão iniciar seus trabalhos a partir de amanhã (4).

Cabe às comissões permanentes a análise de propostas relativas as suas áreas de atuação e a realização de audiências públicas para debater temas de acordo com a atuação de cada uma.

Normalmente, as comissões são instaladas no início do ano legislativo, em fevereiro. Este ano, no entanto, a possibilidade de troca de partidos – chamada de janela partidária – e a tramitação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara, entre outros motivos, atrasaram a definição.

Composição

A principal comissão da Câmara é a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pela qual passam todos os projetos apreciados pelas outras comissões da Casa. O eleito para presidir a CCJ foi o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), advogado e professor universitário. Serraglio foi relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, que investigou o mensalão. Para a primeira, segunda e terceira vice-presidências da comissão foram eleitos, respectivamente, os deputados Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), Cristiane Brasil (PTB-RJ) e Covatti Filho (PP-RS).

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional elegeu o deputado Pedro Vilela (PSDB-AL) para a presidência e os deputados Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) para 1º vice e Takayama (PSC-PR) para 3º vice. A escolha do 2º vice-presidente ficou para amanhã (4).

O deputado Chico D’Angelo (PT-RJ) foi eleito presidente da Comissão de Cultura e a também petista Margarida Salomão (MG) ficou com a 1ª vice-presidência. Os ocupantes da segunda e da terceira vice serão definidos amanhã.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado elegeu para presidente o deputado Alexandre Baldy (PTN-GO). Os três vice-presidentes do colegiado serão os deputados Ezequiel Teixeira (PTN-RJ); Alberto Fraga (DEM-DF) e Aluisio Mendes (PTN-MA), nesta ordem.

A deputada Conceição Sampaio (PP-AM) foi eleita presidente da Comissão de Seguridade Social e Família. O deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) foi eleito 1° vice-presidente do colegiado. Os segundo e terceiro vice-presidentes serão eleitos amanhã e devem ser os deputados Odorico Monteiro (PROS-CE) e Alexandre Serfiotis (PMDB-RJ), respectivamente.

O novo presidente da Comissão de Minas e Energia é o deputado Paulo Feijó (PR-RJ). Para 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente, foram escolhidos os deputados Edio Lopes (PR-RR) e José Rocha (PR-BA). A comissão ainda não escolheu o 3º vice-presidente.

Na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o eleito para a presidência foi o deputado Leo de Brito (PT-AC). O deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR) foi escolhido 3º vice-presidente. O 1º e o 2º vice-presidentes não foram escolhidos hoje.

A recém-criada Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher elegeu a deputada Gorete Pereira (PR-CE) para presidenta. A 1ª vice-presidência ficou com a deputada Zenaide Maia (PR-RN), a 2° com Ana Perugini (PT-SP) e a 3° vice-presidência com um homem, o deputado Lucas Vergilio (SD-GO).

Também foram eleitos nesta terça-feira os presidentes da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Alexandre Leite (DEM-SP); da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, deputado Professor Victório Galli (PSC-MT); da Comissão de Agricultura, deputado Lázaro Botelho (PP-TO); da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC); e da Comissão de Esporte, deputado César Halum (PRB-TO).

A Comissão de Direitos Humanos elegeu o deputado Padre João (PT-MG) como seu novo presidente; a de Desenvolvimento Econômico escolheu o deputado Laercio Oliveira (SD-SE); a Comissão de Viação e Transportes terá como presidente o deputado Washington Reis (PMDB-RJ).

A deputada Simone Morgado (PMDB-PA) vai presidir a Comissão de Finanças e Tributação. A Comissão de Trabalho escolheu o deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) como seu novo presidente e a Comissão de Meio Ambiente elegeu o deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP).

A Comissão de Educação elegeu o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) para presidir os trabalhos do colegiado em 2016. Para a Comissão de Desenvolvimento Urbano, o eleito foi o deputado Jaime Martins (PSD-MG).

Marcos Abrão (PPS-GO) foi escolhido para presidir a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e da Amazônia e o deputado Herculano Passos  (PSD/SP) vai comandar os trabalhos da Comissão de Turismo neste ano.

Algumas comissões não conseguiram eleger seus presidentes e vice-presidentes hoje e definirão os cargos amanhã.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Pedestre é socorrido em estado gravíssimo após ser atropelado na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira