Pular para o conteúdo
Política

Ao justificar grampo em Lula, Sérgio Moro compara Dilma a Nixon

Interceptações foram feitas em dezenas de telefones
Arquivo -

Interceptações foram feitas em dezenas de telefones

O despacho do juiz Sérgio Moro que foi divulgado nesta quinta-feira (17), no qual ele comenta o fim da autorização de interceptação telefônica, traz uma comparação da situação atual da presidente Dilma Rousseff (PT) com o ex-presidente dos EUA, Richard Nixon, que renunciou após desdobramentos do caso conhecido como Watergate.

Moro afirma que a gravação na qual Dilma e o ex-presidente (PT) combinam a entrega do termo de posse, foi feita após a decisão de suspensão das interceptações, mas que as operadoras não haviam sido notificadas.

Para Moro, “a circunstância do diálogo ter por interlocutor autoridade com foro privilegiadoAo justificar grampo em Lula, Sérgio Moro compara Dilma a Nixon (Dilma) não altera o quadro, pois o interceptado (Lula) era o investigado e não a autoridade, sendo a comunicação interceptada fortuitamente”, defende.

Chama a atenção a comparação que ele faz entre o grampo de Dilma e o ex-presidente norteamericano, Richard Nixon. “Nem mesmo o supremo mandatário da República tem um privilégio absoluto no resguardo de suas comunicações, aqui colhidas apenas fortuitamente, podendo ser citado o conhecido precedente da Suprema Corte norte­americana em US v. Nixon, 1974, ainda um exemplo a ser seguido”, pontua.

No caso citado pelo juiz, a Suprema Corte dos Estado definiu que Nixon, acusado de grampear reuniões de políticos democratas durante reuniões do partido, lhe fornecesse o conteúdo das interceptações.

Repórteres do periódico norteamericano Washigton Post descobriram que o então presidente dos EUA havia grampeado políticos adversários e divulgaram a história. O caso ficou mundialmente conhecido como Watergate, que culminou com a renúncia de Nixon.

Ainda no documento, o juiz afirma que a continuidade das investigações passa a ser de responsabilidade do STF (Supremo Tribunal Federal), uma vez que Lula ganharia foro privilegiado com sua nomeação como ministro da Casa Civil, o que já foi suspenso pela Justiça Federal. 

Confira o despacho aqui.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

camera celular

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

incêndio

VÍDEO: Incêndio em terreno abandonado preocupa moradores do Jardim Leblon

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

BR-163 em MS

BR-163 tem seis trechos interditados nesta quarta-feira em MS; confira

Últimas Notícias

TV & Novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa

Vai assistir? Crô, Griselda e Tereza Cristina estarão de volta em agosto; saiba os detalhes

Política

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

Efeitos da decisão de Donald Trump podem começar a ser sentidos em MS após frigoríficos suspenderem a exportação de carne aos EUA

Emprego e Concurso

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no estado

Vagas são para enfermeiro, socorrista APH e motorista APH

Política

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Foram aprovados seis projetos na sessão ordinária desta quarta-feira (16)