Pular para o conteúdo
Política

TRE diploma trio que substituirá vereadores cassados; veja quem assume

Thais Helena, Pedra e Delei Pinheiro saíram
Arquivo -
Thais Helena, Pedra e Delei Pinheiro saíram

O (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) diplomou na tarde desta segunda-feira (14) o trio que substituirá os vereadores cassados recentemente pela Justiça Eleitoral. Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e Delei Pinheiro (PSD) perderam os cargos após serem denunciados por compra de votos.

No lugar de Thais Helena, entra o suplente Roberto Duraes (PT), mesma situação de Eduardo Cury (PDT), que ocupará a cadeira de Pedra. Juliana Zorzo (PSC) seria a primeira substituta de Delei, mas como os votos foram anulados, a coligação perde a vaga, que fica para o PSDB, com Lívio Viana, atual secretário adjunto de saúde do Governo do Estado.

Lívio declarou à reportagem que irá à posse, mas que conversará com o partido para saber se ficará com o cargo. Caso o tucano decida continuar na secretaria estadual, Roberto Matheus, o segundo suplente do PSDB que virou primeiro suplente, assume a cadeira.

Os vereadores Marcos Alex (PT), José Chadid (sem partido) e Saci (PRTB), que já estavam fixos na Câmara também foram diplomados na solenidade.

Segundo os próprios vereadores e suplentes, o clima é de confusão no TRE. A Câmara ainda não foi notificada das mudanças dos edis.

Entenda

A cassação de Pedra, Thais, Delei e Alceu mudou a configuração na Câmara. Juntos eles tiveram 18.681, que foram anulados. Com isso, o total de votos válidos passou de 431.945 para 413.264, que dividindo pelo número de vereadores, 29, dá um quociente de 14.250 votos.

Para fazer o calculo das cadeiras o TRE divide o número de votos da coligação pelo número de votos do quociente, no caso 14.250. Por estes votos a Justiça preencheu 23 vagas.

Como esta conta não completa as 29 vagas, a Justiça faz outra conta, no caso com as sobras. Neste caso, dividi-se o número de vagas conquistas e mais um, que no caso seria a sobra. Assim, a Justiça vai somando os votos até preencher as 29 vagas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

Últimas Notícias

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes

Transparência

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Assentamento Estrela abriga a Comunidade Católica São Miguel Arcanjo

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada

Polícia

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

Intensa movimentação policial chamou a atenção de moradores