Mais oito categorias terão remuneração publicada no portal da transparência

Ainda este mês outras oito categorias terão salários revelados pela Prefeitura de . Pelo menos é o que garante o secretário Municipal de Administração, Wilson do Prado. No final de junho o Executivo revelou as remunerações dos professores, enfermeiros, guardas municipais e, por fim, agentes de saúde e endemias. Quase 12 mil servidores compõem as listas, mais da metade dos 20 mil funcionários que fazem parte do quadro municipal. 

A onda de transparência começou quando a Prefeitura divulgou salários dos educadores da Reme (Rede Municipal de Educação) a pedido do Jornal Midiamax. Os dados foram fornecidos com base nos preceitos da Lei 12.527/2011, a chamada Lei de Acesso à Informação. A revelação gerou revolta na classe que chegou impetrar um mandado de segurança na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos contra a Prefeitura para a divulgação imediata das remunerações de todos servidores.

À época Prado se comprometeu com o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Geraldo Gonçalves, em abrir a caixa preta do Executivo, foi quando as cinco primeiras categorias, além dos professores, tiveram os valores salariais publicados. A promessa desta vez é dar continuidade à divulgação.

“Até agora foi do um até o cinco, os próximos serão do cinco até o 13. Temos que ir por partes para não carregar o sistema, afinal são 36 mil páginas de informação de 20 mil servidores que precisamos dividir. Se a publicação acontecer de uma vez carrega nossa central. As próximas (revelações) ocorrerão até o final do mês”, garantiu o secretário de Administração. Os agentes de saúde e endemias foram os últimos a terem pagamentos mostrados no dia 25 de junho.