Redução da tarifa de ônibus com queda do preço do diesel divide vereadores

Vereadores vão pedir estudo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Vereadores vão pedir estudo

Os vereadores ainda não sabem bem o que fazer diante da redução da alíquota do diesel, aprovada por Reinaldo Azambuja (PSDB) para que o preço do combustível reduza para os consumidores. Indagados pela reportagem se vão pedir redução do valor da tarifa, visto que a despesa com diesel está na tabela de cálculo do valor da passagem, vereadores se mostraram divididos.

O líder do prefeito Gilmar Olarte (PP), Edil Albuquerque (PMDB), entende que não é desta forma que se analisa a situação. Na avaliação dele, a redução do custo só vai ser apurada no futuro, visto que a economia não é imediata e só vai ser computada para o próximo cálculo da tarifa. “Quando for calcular a gente vai saber se teve deflação ou inflação”, analisou.

O vereador Airton Saraiva (DEM) defende um novo cálculo para saber se as empresas vão economizar com a redução. Todavia, pondera que a medida do governo é de apenas seis meses. “Temos que ver se vai se sustentar para depois a gente saber se teve economia ou não e se é possível reduzir a tarifa”, opinou.

O vereador Paulo Siufi (PMDB) admite que não tinha pensado nisso, mas promete fazer uma apuração por meio  da Comissão de Indústria e Comércio da Câmara. Ele discorda do vereador Edil Albuquerque, por entender que é possível fazer a redução independentemente do que foi definido na última planilha. “Se for algo palpável, pode reduzir agora. Não é intocável. Nada impede um estudo para avaliar. Eu vou propor isso”, garantiu.

O vereador Otávio Trad (PTdoB) avalia que é possível colocar em pauta principalmente por conta da crise financeira que o País vive. “No meio de tanto imposto que a gente vem pagando, qualquer corte, da própria carne do governo. É válido, ainda mais no momento difícil em que tudo está aumentando. Vamos discutir esta semana”, prometeu.

O vereador Paulo Pedra (PDT) disse que vai solicitar a redução da passagem e pedir um regime especial do Governo do Estado na cobrança do diesel para as empresas de ônibus, o que também pode reduzir o preço da passagem.   

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

denúncias
violência política