Secretário assumirá em meio à crise com professores

 

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), está indeciso entre dois nomes para assumir o comando da Secretaria de Educação. Wilson do Prado está na pasta como interino, mas Olarte estuda efetivar um nome e deixá-lo na Secretaria de Administração, onde tem a missão de enxugar a máquina.

Segundo secretário de Governo, Paulo Matos, o prefeito está fazendo um estudo do melhor nome e no momento decide entre duas pessoas. Matos preferiu manter o sigilo em torno dos nomes, mas garantiu que ambos têm currículo para assumir a pasta que se encontra sem secretário oficial desde a saída de Ângela Brito.

Olarte encontra dificuldade para indicar novo nome por conta da greve dos professores, que chega hoje ao 47º dia. Ele tem consciência de que dificilmente conseguiria encontrar alguém disposto a assumir a pasta em meio à crise.

Além da greve por conta de salário, que pode ser resolvida hoje, após reunião com o Ministério Público Estadual, o novo secretário ainda deve enfrentar mais protestos nos próximos dias, quando a administração deve fazer cortes na pasta.

A Educação e a Saúde são os grandes alvos da gestão de Olarte, que ainda precisa enxugar R$ 6,5 milhões para chegar a meta traçada no começo do ano, de corte de pelo menos R$ 20 milhões de gastos, para fugir do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.