Pular para o conteúdo
Política

Para dom Dimas, CPI usa Cimi como ‘bode expiatório’

Ele se reuniu com manifestantes hoje pela manhã
Arquivo -

Ele se reuniu com manifestantes hoje pela manhã

O arcebispo de dom Dimas Lara diz acreditar que a criação da CPI (Comissão parlamentar de Inquérito) para investigar a participação do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) no conflito entre indígena e ruralistas no Estado serve somente para deixar o real problema em segundo plano. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira (25) durante encontro com cerca de 30 representantes de movimentos sociais, sindicais e populares na Cúria Diocesana.

“A demarcação é a questão principal. Concordo com a indenização dos fazendeiros, mas a CPI do CIMI é para usar o Conselho como ‘bode expiatório’ e desviar o assunto sobre os territórios indígenas”, disse. O grupo prestou solidariedade ao Cimi justamente por conta da comissão.

Além disso, eles são favoráveis à criação da CPI do genocídio para investigar a morte de 390 indígenas em 12 anos de conflitos de terra no Estado. O arcebispo se mostrou preocupado também com a atual situação dos índios. “A preocupação maior é com relação à situação de miséria e insegurança em que vive a população indígena”.

Ele prometeu dar mais atenção à situação e culpou os governos pelo caos provocado pela demora em demarcar a terra. “Tenho feito o esforço de diálogo. É importante que o Estado retome as negociações, embora saibamos que a responsabilidade é, sobretudo, do governo federal. Em determinados momentos há também uma responsabilidade do governo estadual com relação a questões, como saúde e segurança, por exemplo”, ressalta.

Confusão – Na Assembleia Legislativa as CPIs nem começaram, mas já causaram desentendimento e supostas agressões físicas. Ontem, durante sessão na Casa de Leis, a deputada estadual e proponente da CPI do Cimi, Mara Caseiro (PTdoB) discutiu com manifestantes ligados aos indígenas, após ser xingada por alguns deles. Os ânimos ficaram bastante exaltados e depois que o expediente no parlamento acabou o impasse continuou fora da Casa de Leis.

O advogado Rogério Batalha estava em meio aos manifestantes e alega ter sido agredido por integrante da segurança da Assembleia Legislativa com uma ‘chave de braço’ e a mando de Mara.  Por outro lado, a assessora de imprensa da parlamentar postou no Facebook foto de uma das mãos avermelhada. Ela alega ter sido agredida pelos manifestante quando estava filmando a confusão e registrou Boletim de Ocorrência para documentar o fato. O Legislativo deve abrir procedimento interno para apurar o caso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 500 mil é apreendida em Campo Grande

Moradores de MS são presos com mais de 110 tabletes de maconha

Fumacê amplia o combate à dengue em três bairros de Campo Grande; confira o itinerário

PF faz operação contra fraudes em benefícios pagos pelo INSS

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘O povo não votou no Moraes’, diz Rodolfo Nogueira sobre STF reestabelecer decreto do IOF

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

"O Pix tem nome: Jair Bolsonaro", disse o ex-presidente

Emprego e Concurso

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

Oportunidades estão disponíveis em Três Lagoas, Campo Grande, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e Aquidauana

Transparência

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Obras de duplicação da BR-163 fazem parte da repactuação da concessão da rodovia em MS

Famosos

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Vampetaço ficou popular nas redes sociais como uma forma de protesto; internautas usam foto nua de Vampeta para constranger adversários