Também será discutido o papel dos movimentos sociais

Sessão solene para entrega de Títulos e Comendas, cerimônia de assinatura das emendas parlamentares, ato ecumênico em apoio aos povos indígenas, seminário, reuniões, eleição para o Parlamento Jovem são os destaques da semana de 4 a 10 de outubro, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira (5), 8h30, no Plenarinho Nelito Câmara, por proposição do presidente Junior Mochi (PMDB), acontece a Santa Missa, com a participação do padre Roberto dos Santos Gomes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. No período da tarde, às 14h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, o governador Reinaldo Azambuja e os deputados estaduais assinarão convênios no valor de R$ 24 milhões originados das emendas parlamentares.

Quarta-feira (7), das 10h às 15h, no Plenarinho Nelito Câmara, será realizado o Seminário Regional Dieese 60 anos, com o tema A Centralidade e a Valorização do Trabalho nas Políticas Públicas e no Desenvolvimento do País e de Mato Grosso do Sul. Segundo o autor da proposição, deputado João Grandão (PT), o intuito é debater com os trabalhadores os desafios e impactos locais para a promoção do desenvolvimento regional.

Também será discutido o papel dos movimentos sociais, em especial o sindical, para a formulação, suporte, avaliação e diretrizes às políticas sociais desenvolvidas pelo Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. Das 14h às 18h, no Plenário Júlio Maia, a pedido do deputado Pedro Kemp (PT), ocorrerá um ato ecumênico em apoio aos povos Guarani-Kaiowá. Organizado pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e Centro de Estudos Bíblicos (Cebi), o evento terá a participação de igrejas, organismos ecumênicos e organizações que atuam na defesa de direitos.

Durante toda a quarta-feira, em 11 escolas de serão realizadas as eleições para o Parlamento Jovem. O projeto é feito em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral, que realiza a eleição e apuração da mesma forma em que ocorre o pleito para a escolha dos deputados estaduais. Jovens parlamentares são eleitos entre os próprios estudantes do ensino médio, devidamente matriculados nos estabelecimentos de ensino público e particular. Nesta eleição para o Parlamento Jovem, mais de 4.000 alunos participarão da escolha.

As sessões legislativas do Parlamento Jovem acontecem mensalmente, seguindo o mesmo formato das sessões ordinárias dos deputados estaduais. O presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Corrêa (PR), preside na quinta-feira (8), das 14h30 às 18h, no Plenarinho Nelito Câmara, a reunião da Comissão de Representação criada para acompanhar mensalmente a variação do preço do óleo diesel em Mato Grosso do Sul, após a redução da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de 17% para 12% Representantes da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes (Sinpetro) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) devem participar da reunião. Condecorações – A Comenda do Mérito Legislativo e o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense são as mais altas honrarias concedidas pelo Poder Legislativo de Mato Grosso do Sul.

Neste ano, os deputados realizam uma solenidade especial para homenagear 66 personalidades que contribuem para o crescimento de Mato Grosso do Sul. O evento será na quinta-feira, às 19h, no Plenário Júlio Maia. “A Assembleia Legislativa, pela primeira vez, fará um evento conjunto com todos os deputados. É uma homenagem a quem sempre acreditou no futuro desta terra, tendo realizado um extraordinário trabalho no contexto sócio-político-econômico e contribuído de forma destacada para o desenvolvimento e projeção do Estado”, disse o presidente Junior Mochi.