Pular para o conteúdo
Política

Falta de medicamento na rede municipal de saúde vira alvo de inquérito no MP

Falta de remédios chega a 30% em UPAs da Capital
Arquivo -

Falta de remédios chega a 30% em UPAs da Capital

O MPE (Ministério Público Estadual) propôs abertura de ação civil pública contra a prefeitura de por falta de medicamentos nas unidades de saúde da Capital, bem como na Farmácia Central/Almoxarifado da CAF (Coordenadoria de Assistência Farmacêutica) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A denúncia partiu de usuários da rede pública de saúde e foi comprovada em inspeções realizadas em março e junho deste ano. O intuito é estabelecer prazo de 10 dias para situação ser normalizada sob multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. 

Nas 83 unidades o desabastecimento chega a 30%. Número alarmante para a promotora de Justiça, Filomena Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria e autora da ação. As vistorias foram realizadas pelo CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia), CRM/MS (Conselho Regional de Medicina) e MPE, além disso, pelas informações e documentos fornecidos pela própria Sesau, CAF e Diretoria de Assistência à Saúde do Município.

No último dia 8 uma reinspeção foi feita e a falta de abastecimento persistia. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, Coronel Antonino e Universitário foram visitadas, inclusive, com presença de integrante da Sesau. Todas estavam desabastecidas, com cenário alarmante, segundo os profissionais que fizeram vistoria.

A promotora conta que desde 2013 a situação caótica da saúde se arrasta na cidade e o MPE faz acompanhamento desde o início. Segundo ela, durante foi constatado que diversos medicamentos e insumos da Renave (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), bem como da Relação Estadual) pactuada, estavam em falta (estoque zero) e vários outros estavam com estoque em situação crítica (poucas unidades).

“Na reinspeção realizada em 25 de junho de 2015, verificou-se que a irregularidade ainda persistia, pois foram abastecidos apenas de alguns medicamentos, restando diversos ainda com estoque zerado. Constatou-se que medicamentos com “status” de estoque crítico em março de 2015 já estavam sem qualquer unidade no mês de junho (passando ao “status” de estoque zero), incluindo-se assim à extensa lista de desabastecimento”, disse.

O CRM/MS apontou que “a falta de medicamento nas Unidades de Pronto Atendimento, no momento, encontra-se em nível alarmante”. Como resultado dessas vistorias concluiu, “pela relação de medicamentos que faltam, que os pacientes com doenças crônicas, que dependem da Rede Pública para tratamento de saúde, estão com risco aumentado de morte”, sendo estes “portadores de: Cardiopatias, Doenças Pulmonares Obstrutivas, Doenças Neurológicas, Diabetes e Hipertensão Arterial”.

Alertou ainda que “a falta de medicamentos de uso contínuo (doenças crônicas) pode levar o paciente ao agravamento da doença, intercorrências clínicas (infarto, AVC, etc.), sequelas (amputação do diabético, etc.) e até a morte, ou seja, na falta destes medicamentos, o paciente crônico aumento o risco do perigo de vida (risco iminente de morte)”.

Além da multa diária fixada ao Executivo caso o abastecimento não seja normalizado, deve-se efetuar a aquisição dos medicamentos básicos constantes na REMUME e na Relação Estadual pactuada em Comissão Intergestores Bipartite Estadual (CIB), que estão em falta na Rede Pública do Município de Campo Grande; e, imediatamente, regularizar o estoque da Farmácia Central/Almoxarifado, da CAF e de todas as Unidades de Saúde Municipais, com os medicamentos que se encontram com estoque “zerado”, os quais estão relacionados na planilha “Relatório de Estoque Farmácia” da SESAU.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão