Pular para o conteúdo
Política

Ex-secretário do PSD MS consegue liminar para retomar cargo

Decisão também restabelece todo o diretório que foi destituído arbitrariamente
Arquivo -

Decisão também restabelece todo o diretório que foi destituído arbitrariamente

O ex-secretário estadual do PSD-MS, Laércio Arruda Guilhem, conseguiu na Justiça retomar cargo do qual havia sido destituído em junho deste ano. A decisão é do desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, que deferiu liminar dia 7 deste mês. Com a liminar, todos os membros dos diretórios estadual e municipal, que também foram destituídos dos postos, voltam a ocupar as posições.

Conforme trecho da decisão, o ex-secretário alega que: “em razões recursais, constatou-se no sistema do TRE-MS que o Delegado Nacional do PSD, Flávio Castelli Chuery mediante a senha de acesso do usuário Maurício Kassab (primo de Gilberto Kassab) no dia 11.06.2015 acessaram sistema e promoveram indevida e ilegal intervenção no Diretório Estadual do PSD em Mato Grosso do Sul antecipando sua vigência que era de 22.07.2017 para 30.06.2015”.

Na decisão, o desembargador afirma que “não foram observadas as disposições do Estatuto Partidário, haja vista que foi sumariamente destituído do cargo de 1º secretário do Diretório Estadual, sem prévia ciência, sem contraditório e ampla defesa (…) e que foi juntado aos autos notícias de jornais em que foi noticiado que a destituição do comando do PSD foi considerada arbitrária”.

Assim, o desembargador deferiu liminar que reconduz Laércio Arruda Guilhem ao cargo de 1º secretário do Diretório Estadual do PSD em Mato Grosso do Sul, além dos outros membros dos diretórios municipais e estadual, e determinou que o TRE-MS (Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul) seja notificado da decisão e que os agravados – no caso, Flávio Castelli Chuery, Diretório Nacional do PSD e Comissão Provisória do PSD no Estado – sejam intimados para responder à decisão em prazo de dez dias.

Para Laércio Arruda Guilhem, a decisão significa o restabelecimento da legalidade. “A Justiça não fez nada mais que reconhecer isso. Este entendimento é pacificado em todos os tribunais, um diretório democrativamente eleito não poderia ser dissolvido antes da vigência, que era de 2017. O delegado nacional que fez isso nem sequer era competente para esse tipo de ação”, afirmou.

O vice-presidente da legenda, Bosco Martins, também comentou a recondução dos membros do diretório aos postos que ocupavam. “Isso restabelece a justiça e o que está estatutariamente estabelecido. É correta a decisão do TJ, que deve se prevalecer inclusive nas outras instâncias. A gente acredita que a destituição, da forma que foi feita, foi ditatorial. Se quer ser candidato com um harpão na mão não, vai chegar a canto nenhum. A sociedade sul-mato-grossense abomina esse tipo de postura. O PSD foi construído no Estado de baixo para cima, e não de cima para baixo”, disse.

Em julho deste ano, um mês após intervenção nacional no diretório regional, o então presidente do PSD-MS, Antonio João Hugo Rodrigues, anunciou que deixaria comando do partido. Quem assumiu PSD em Mato Grosso do Sul foi advogado Antonio Cezar Lacerda Alves, que atua no escritório do ex-deputado federal Fábio Trad. O PSD é um dos partidos cotados para ser nova casa do deputado estadual Marquinhos Trad, que cogita deixar PMDB para disputar prefeitura da Capital em 2016. Até a publicação da matéria, a equipe de reportagem não conseguiu contato com o atual presidente do partido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

1797 – Fundação de Miranda

Homem é sequestrado, mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Últimas Notícias

Polícia

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

Nutricionista chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital

Cotidiano

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

O tempo permanece seco em todo o Estado

Polícia

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Testemunhas relataram que viram o homem praticando ato obsceno em via pública

Polícia

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Acidente ocorreu em uma curva acentuada