Política

Em visita, Azambuja e ministro do TCU debatem sobre contas do governo

Reinaldo ressaltou desafios para equilibrar contas 

Midiamax Publicado em 06/11/2015, às 12h51

None
img-20151106-wa0018.jpg

Reinaldo ressaltou desafios para equilibrar contas 

A visita do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), João Augusto Ribeiro Nardes, à governadoria, na manhã desta sexta-feira (6), foi “apenas um gesto de cortesia”, ressaltou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Segundo Azambuja, em conversa informal, falaram sobre desafios de governo e dificuldades ara manter as contas públicas em equilíbrio.

Conforme o governador, o ministro veio para Campo Grande para lançamento do livro “Governança Pública – O Desafio do Brasil”, do qual é autor. “A prioridade era o lançamento. Ele passou aqui apenas para entregar um exemplar. Foi um gesto de cortesia”, disse logo após a reunião.

Reinaldo admitiu ainda, que em novembro do ano passado, logo após ganhar as eleições, foi convidado por João Nardes para participar de um seminário sobre governança. “Na época, conversei com ele sobre o desejo da diminuição do governo e da busca de reestruturação. Hoje falei sobre o desafio de encontrar o equilíbrio nas contas públicas”.

O ministro João Nardes ganhou repercussão nacional após recomendar a rejeição das contas do governo da presidente Dilma Rousseff, que acabaram sendo recusadas por unanimidade pelo Tribunal, no ano passado. “Na visita, também conversamos sobre a necessidade do setor público achar uma forma de gastar menos do que arrecada. Fazer com que tenha sobra para investir na população”, completou o governador.

Sobre a forma de encontrar um equilíbrio, Azambuja citou a dificuldade de fazer isso com enorme endividamento e com pouco crescimento. “O setor previdenciário é um exemplo. O governo gasta por mês cerca de R$ 78 milhões para cobrir o deficit do setor”.

Logo após a reunião, o ministro seguiu para o Edifício Casa da Indústria, para lançamento do livro e palestra sobre gestão pública destinada a empresários sul-mato-grossense.

O livro

No livro “Governança Pública – O Desafio do Brasil”, Augusto Nardes, que é graduado em Administração de Empresas, mestre em Estudos de Desenvolvimento e pós-graduado em Política do Desenvolvimento pelo Instituto Altos Estudos Internacionais em Genebra (Suíça), apresenta uma abordagem sobre a atuação do Estado no desenvolvimento, os desafios que precisam ser vencidos e o papel da governança como catalisadora de todo o processo.

Jornal Midiamax