Projetos serão votados após término de recesso
Educação financeira pode ser incluída na grade curricular da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul. Projeto que prevê a inclusão da matéria foi apresentado na Assembleia Legislativa e será apreciado no mês que vem, quando os trabalhos legislativos serão retomados.
Se aprovada a proposta, o módulo será inserido na grade curricular de alunos do ensino médio e implementada até o fim do ano letivo de 2017. De acordo com o autor do projeto, o deputado estadual Renato Câmara (PMDB), o projeto pretende ser ferramenta de preparação do jovem com relação aos atos da vida econômica e financeira.
Além disso, cita que há pesquisas demonstrando que boa parte dos jovens chega a vida adulta sem conhecimentos básicos e ainda possuem dívidas que comprometem o orçamento, afetando, inclusive, a possibilidade de investir em estudo, por exemplo.
O texto ainda sugere que o executivo estadual preveja as despesas necessárias para implantação da lei na próxima LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual).
Outro projeto, do mesmo autor, prevê que as escolas realizem testes vocacionais gratuitos para todos os alunos do 3° ano do ensino médio da rede pública estadual. Algumas escolas particulares já adotam testes vocacionais. Neste caso, o teste deverá ser aplicado por equipes técnicas especializadas na área de psicologia. O objetivo, de acordo com o projeto, é orientar o estudante na escolha da profissão.