Pular para o conteúdo
Política

Denatran determina ao Detran suspender taxa anual de vistoria para veículos

Ofício foi encaminhado ao Detran nesta sexta-feira
Arquivo -

Ofício foi encaminhado ao Detran nesta sexta-feira

Depois de emitir parecer técnico contrário à cobrança da vistoria anual para veículos com mais de cinco anos de fabricação, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), órgão ligado ao Ministério das Cidades, quer que o Detran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), suspenda a taxa, que classificou de ‘patente irregularidade’. 

A recomendação foi feita por um ofício encaminhado nesta sexta-feira (24) ao diretor-presidente do Detran/MS, Gerson Claro (PDT), no qual relata que a ‘periodicidade da vistoria para o licenciamento anual veicular depende da regulamentação do Contran (Conselho Nacionl de Trânsito)’, deixando que claro que a portaria que estabeleceu a cobrança em Mato Grosso do Sul está ‘em discordância com o ordenamento vigente’.

Diante disto, o Denatran solicitou ao Detran ‘que adote as providências de alçada no sentido de suspender a aplicação da citada portaria, haja vista a patente ilegalidade do ato normativo’.

“Com esse oficio nossa ação perde sentido, porque o Detran do MS não tem outra alternativa a não ser revogar essa portaria. Já consideramos o assunto resolvido, o Detran tem que acatar a determinação do Denatran”, aponta o deputado estadual Pedro Kemp, líder da bancada petista, que ingressou com uma ação na justiça comum visando a suspensão da .

Kemp cita inclusive que matérias veiculadas pelo Jornal Midiamax, com denúncias de irregularidades no serviço de vistoria tanto no Detran quanto nas credenciadas, embasaram os questionamentos feitos pela bancada petista acerca da portaria e da obrigatoriedade.

No ofício, assinado pelo diretor do Denatran, Alberto Angerami, o órgão explica que ainda que a matéria (vistoria anual) foi submetida ao Contran, que irá regulamentar a periodicidade do licenciamento anula veicular em todo o Brasil.

Ressarcimento

O deputado Pedro Kemp acredita que será possível aos motoristas que já pagaram a vistoria, terem de volta o dinheiro. “Nós tínhamos muita convicção da ilegalidade. Agora as pessoas vão requerer o ressarcimento, com toda razão. Mas, com transtorno, às vezes a pessoa terá que procurar Procon e talvez a justiça, e o governo, que poderia ter evitado tudo isso, terá transtorno se tiver que pagar”, relata.

Em abril vence o prazo para que os proprietários de veículos com placas final 1 e 2 paguem o licenciamento anual. “Recebemos a informação que Detran vai prorrogar o prazo, porque só 18% dos motoristas fizeram isso, porque as pessoas estavam inseguras. E ninguém vai pagar a não ser que o Detran suspenda a portaria já na segunda-feira (27)”, finaliza Kemp. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional