Pular para o conteúdo
Política

Congresso adia votação de vetos pelo segundo dia consecutivo

Câmara não atingiu o quórum de 257 deputados
Arquivo -

Câmara não atingiu o quórum de 257 deputados

A sessão do Congresso que deveria nesta quarta-feira (7) apreciar os vetos presidenciais foi mais uma vez encerrada por falta de quórum na Câmara dos Deputados. A sessão chegou inclusive a ser apenas suspensa, mas pouco mais de 200 deputados chegaram a registrar presença, quando eram necessários 257 parlamentares para iniciar a sessão. É o segundo dia consecutivo que a sessão é adiada (a terceira em duas semanas), e pela mesma razão.

A pauta de votação traz os vetos presidenciais considerados polêmicos, por conceder reajustes que influenciam negativamente na estabilidade das contas do governo. Dentre os vetos, estão o aumento salarial de servidores do Judiciário e o reajuste de aposentadorias acima do mínimo, com ganhos reais acima da inflação.

O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), que integra o bloco de oposição ao governo, solicitou que a sessão fosse encerrada por falta de quórum, mas Renan Calheiros conseguiu articular 30 minutos de informes para que, neste tempo, se atingisse o quórum. No entanto, a sessão precisou ser encerrada.

Para a oposição, a falta de quórum foi vista como posição política no sentido de não votar os vetos na data de hoje. Nenhum deputado do PSDB compareceu à sessão. Já a base aliada do governo tenta articular a apreciação dos vetos o mais rápido possível. “A economia brasileira precisa que essa votação ocorra hoje. Este Congresso precisa apreciar os vetos”, afirmou o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Casa.

Até a publicação da reportagem, nenhum deputado federal de Mato Grosso do Sul atendeu as ligações da nossa equipe.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quatro dias antes de ser preso por corrupção, prefeito de Terenos foi homenageado pela PM

Fux vota para manter marco legal do saneamento

‘Ninguém pode ser punido pela cogitação de um crime’, diz Fux

“Assustador”: Vídeo mostra correria e fogo alto chegando em comércio

VÍDEO: Detentos causam tumulto após preso ser transferido para cela disciplinar na Máxima

Notícias mais lidas agora

Quatro dias antes de ser preso por corrupção, prefeito de Terenos foi homenageado pela PM

Nutricionista concursada ganhou contratos de R$ 1,9 milhão um mês após abrir clínica

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

‘Lei exige deposição de governo para configurar crime de golpe’, argumenta Fux em voto

Últimas Notícias

Política

Membros aprovam relatório final da CPI do Consórcio por unanimidade, diz vereadora

Relatora confirmou entrega do documento final na sexta-feira (12)

Cotidiano

Segundo do dia: incêndio atinge terreno na região do São Francisco e fumaça é vista de longe

Chamas altas consumiram vegetação em terreno na Rua 14 de Julho, próximo ao cruzamento com a Rua Eça de Queiroz

Mundo

Ativista da extrema-direita é baleada em evento nos EUA

Até o momento não foi divulgado estado de saúde do ativista

Cotidiano

Justiça condena hospital e equipe de enfermagem por vazar imagens de paciente morto

Óbito ocorreu nas dependências de um hospital de Jardim; mãe da vítima deve receber R$ 50 mil por danos morais