Relação entre legislativo e executivo não é das melhores

Marcar uma reunião com o prefeito de , Alcides Bernal (PP), será a primeira atitude do vereador João Rocha (PSDB), como presidente da Câmara Municipal. O parlamentar foi eleito, nesta sexta-feira (27), com 27 votos favoráveis, um contra e uma abstenção.

Segundo o novo presidente, o objetivo é estabelecer uma relação “harmônica, embora os poderes sejam independentes”. Isto porque a relação entre a Câmara e Prefeitura não é das melhores desde a primeira fase do mandato de Alcides Bernal.

Agora, têm sido constantes as reclamações dos vereadores sobre a falta de diálogo do prefeito com o casa legislativa. Um exemplo é a falta de resposta do Executivo Municipal sobre requerimentos e solicitações enviadas pelos parlamentares.

Por sua vez, ao ser questionado sobre a opção em torno de João Rocha na presidência, Bernal disse que via com preocupação a escolha, em virtude de o vereador ser investigado na Operação Coffee Break, que apura suposto esquema de compra de votos para a cassação do prefeito, em março de 2014.

Desafio

João Rocha resumiu a forma que será seu mandato como presidente, que terá como desafio, segundo ele, cumprir o regimento interno da Casa de Leis e na Lei Orgânica do Município. Rocha recebeu 27 votos favoráveis. Apenas o vereador Cazuza (PP) votou contra seu nome, afirmando não ser uma decisão pessoal, mas deliberação do partido, que se reuniu anteriormente. 

Disse também que seu mandato será baseado em “Deus, verdade, democracia; em cinco poderes, Deus, povo, legislativo, executivo e judiciário e em uma instituição, que é a família”. Por diversas vezes, o presidente se emocionou, quando ainda durante a votação vereadores o elogiaram e lembraram de sua luta a respeito de problemas de saúde de sua mulher.