Consórcio que cria fundo de R$ 1,9 milhão será oficializado

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), participa, nesta terça-feira (10), da 5ª reunião do Fórum de Governadores , que acontece em Brasília desta vez. O último encontro aconteceu no início de outubro em e reuniu chefes do Executivo Estadual dos seis estados que formam o grupo.

O evento, que segue até amanhã, consolida o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, que cria um fundo de 1,9 milhão, de cada estado, para investir em ações conjuntas dos estados.

Em Mato Grosso do Sul, o projeto foi aprovado em segunda discussão na semana passado e homologado ontem pelo governador. Os governadores vão eleger o presidente e assinar o estatuto da entidade, além de participar de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi.

Na quarta-feira (11), será realizada uma audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, quando será apresentado o Consórcio Interestadual. A programação ainda conta com reunião entre secretários de estado, procuradores e presidentes de assembleias legislativas participam de encontro com os governadores.

Além de Azambuja, a reunião contará com a participação dos governadores do DF, Rodrigo Rollemberg; de Goiás, Marconi Perillo; do Mato Grosso, Pedro Taques; de Rondônia, Confúcio Moura; e do Tocantins, Marcelo Miranda (os dois últimos representando estados que integram não o Centro-Oeste, mas a Região Norte).

MS

Em outubro, apenas Mato Grosso do Sul e Distrito Federal ainda não haviam aprovado o projeto que cria o Consórcio. Aqui, o relator da matéria, deputado estadual João Grandão (PT), solicitou ao governo algumas informações antes da aprovação, como a dotação orçamentária para a proposta.