Pular para o conteúdo
Política

ASSISTA AO VIVO: Senado vota se mantém Delcídio do Amaral preso

Julgamento é transmitido ao vivo e quase 10 mil pessoas acompanham
Arquivo -

Julgamento é transmitido ao vivo e quase 10 mil pessoas acompanham

A sessão de apreciação do Senado acerca do pedido de prisão do senador sul-mato-grossense (PT). Os legisladores devem discutir primeiro se os votos serão abertos ou com identidade ocultada. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), bem como Randolfe Rodrigues (Rede/AP) apresentaram questão de ordem sobre o assunto.

Outros quatro componentes vão abordar o tema e para não haver demora nos discursos, o presidente da Casa de Leis, Renan Calheiros (PMDB/AL) , estipulou fala de cinco minutos para cada um. Até o momento os pronunciantes são favoráveis ao voto aberto, alegando que há emenda de 2001 à Constituição Federal para que não haja votação secreta em situação como esta.

O regimento interno, porém, defende o ocultismo. “Mas não podemos deixar o regimento prevalecer sobre a Constituição”. Eles destacam que não estão satisfeitos com a cenário, até agora inédito na história do Senado, mas pedem que tudo seja feito “às claras”. A sessão pode ser acompanhada pelo Youtube (veja aqui) e o internauta pode comentar simultaneamente. 

Delcídio do Amaral, líder da presidente da República Dilma Rousseff (PT), já prestou depoimento à Polícia Federal e permanece preso desde a madrugada desta quarta-feira (25). Ele é acusado de tentar obstruir trabalho da , instaurada para apurar esquema de corrupção na Petrobras.

Nos depoimentos colhidos no decorrer da investigação o ex-diretor na estatal, Nestor Cerveró, citou o nome do petista na articulação para compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), contrato esse supostamente usado para desvio de dinheiro público e caso que desencadeou a Lava jato.

A prisão foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) após denúncia de que Delcídio teria ofertado mesada de R$ 50 mil para que Cerveró não aceitasse delação premida, bem como não mencionasse seu nome à polícia. A conversa foi gravada por um filho do ex-diretor e repassada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) ao Supremo para embasar o pedido de prisão.

O petista também traça rota de fuga ao depoente e afirma que o “foco” deve ser tirar o ex-diretor da Petrobras da prisão”. “Agora a hora que ele sair tem que ir embora mesmo”, sugere. O filho de Cerveró, então, cogita fugir pela Venezuela, mas o senador diz que seria melhor sair do Brasil pelo Paraguai, país que faz divisa com Mato Grosso do Sul.

Além dele, também foram presos o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado de Nestor Figueiró, Édson Ribeiro, e o banqueiro do BTG Pactual, André Esteves. A reportagem conversou com vários assessores do senador, de e , mas ninguém soube dizer o que está acontecendo. Eles alegam que tentam contato com o senador, mas não conseguem falar. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em entrevista, Haddad critica EUA, defende isenção do IR e comenta prejuízos de estatais

Terminam na próxima quarta inscrições para vestibular da UFGD em 5 cidades de MS

ONU alerta para tortura em guerra entre Rússia e Ucrânia

Com atuação discreta de Neymar, Santos e Fluminense não saem do zero

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Volpi marca gol de pênalti e Grêmio arranca empate com o Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Mundo

Deputada pede explicações de Trump sobre tarifaço contra Brasil

Alexandra Ocasio-Cortez pediu uma avaliação do impacto das tarifas nas relações entre os dois países

Polícia

Idoso morre após ser atropelado por trator em fazenda de Maracaju

Vítima estava visitando propriedade rural e morreu em hospital da Capital

Esportes

Palmeiras vacila e Corinthians deixa torcida querendo mais em empate no último dérbi do ano

Partida foi pela 22ª rodada do Brasileirão, última antes da pausa para a Data Fifa

Cotidiano

De galhos a pneus, veja onde descartar lixo em Três Lagoas a partir de segunda

Caçambas serão colocadas em pontos diferentes de dois bairros