Governadores elegeram seis áreas prioritárias para investimento

Antes de levar ao plenário para votação no segundo turno de discussão, o projeto que institui o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do será discutido na próxima segunda-feira (19). A proposta, elaborada por meio do Fórum dos Governadores do Brasil Central, já foi aprovada em primeira votação, que analisa a constitucionalidade da medida. O Consórcio prevê que cada estado conceda R$ 1,9 milhão para investir em ações conjuntas do estados que formam o Fórum.

Membro da Comissão de Finanças e Orçamento, onde a matéria tramita, o deputado estadual João Grandão (PT), propôs a reunião, para discutir a ‘instrumentalização, tanto técnica, quanto financeira' do projeto. Ele ressalta que o projeto é ‘extremamente importante para a região'. Segundo Grandão, o projeto é positivo, pois abrange, oferece recursos de forma desburocratizada e promove o desenvolvimento regional.

No entanto, o deputado quer discutir com as cooperativas, movimentos sociais e prefeituras. O Protocolo de Intenções foi assinado pelos governadores de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal, em 11 de setembro.

O projeto foi ratificado durante encontro do Fórum, em , no começo de outubro. Dos seis estados que formam o Fórum, apenas Mato Grosso do Sul e Distrito Federal ainda não aprovaram o projeto, em suas assembleias legislativas.

Desenvolvimento econômico e social, agropecuária, infraestrutura e logística, industrialização, educação, empreendedorismo, inovação e meio ambiente são as áreas prioritárias do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.