Pular para o conteúdo
Política

Com nova data de julgamento, vereadores ainda podem mudar o voto e cassar Bernal

Câmara vence no STJ e poderá marcar nova data para apreciação do relatório final da Comissão Processante, que pode levar o plenário a cassar o prefeito Alcides Bernal. A última sessão foi interrompida após guerra de liminares.
Arquivo -

Câmara vence no STJ e poderá marcar nova data para apreciação do relatório final da Comissão Processante, que pode levar o plenário a cassar o prefeito . A última sessão foi interrompida após guerra de liminares.

Foi por telegrama que a Câmara de ficou sabendo na manhã desta quinta-feira (6) que pode realizar novamente a sessão de julgamento do relatório da Comissão Processante, que investiga atos de improbidade administrativa contra o prefeito Alcides Bernal. A decisão do Superior Tribunal de Justiça que revogou o acórdão do desembargador João Batista Costa Marques, que havia suspendido a Comissão Processante contra o prefeito da Capital, Alcides Bernal, permite que os vereadores marquem nova data em até trinta dias.

A votação pela indicação ou não da cassação de Bernal recomeçará do zero, abrindo a possibilidade para que os vereadores mudem seus votos que, apesar de não anunciados na última sessão do dia 26 de dezembro, estavam na maioria declarados. O anúncio foi feito oficialmente em coletiva realizada pelo presidente da Comissão, Edil Albuquerque (PMDB) e o relator Flávio César (PT do B).

Apesar de a decisão ser publicada somente na segunda-feira (10) no STJ, o telegrama ressalva que este é um comunicado oficial e que o prazo começa a correr a partir de hoje. O prefeito tem que ser convocado com prazo mínimo de 24 horas de antecedência, impedindo a realização de uma sessão nesta sexta-feira.

Votação

A data ainda não foi marcada pelos vereadores. “O relatório será lido novamente para que não haja nenhuma insegurança jurídica e que não sejamos questionados por nenhum vício formal. Devemos começar a sessão do zero”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Mario Cesar (PMDB).

Segundo Edil, o rito da sessão será o mesmo da sessão suspensa. “O prefeito é convidado a prestar esclarecimentos e terá duas horas para se defesa. Cada vereador fará o voto aberto e terá 15 minutos para se justificar”.

Acórdão

O STJ entendeu que os vereadores não poderiam ter o direito de legislar interrompido com a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que suspendeu a sessão de votação. Segundo o assessor jurídico da Câmara, Fernando Pineis, o argumento ao STJ era de que não deveria existir uma suspensão a Comissão Processante, já que ela não existia mais. “O que existia era uma sessão de julgamento, pois o relatório final já estava concluído”, explicou o assessor.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Com show de Marcos e Belutti, 18º Festival do Sobá promete música e gastronomia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Família procura ONG para labrador que ficou cego ao tentar defender PM e neto de tiros

Últimas Notícias

Polícia

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmeras de segurança teriam flagrado a ameaça

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado

Polícia

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Os policiais conseguiram prender a dupla suspeita em flagrante

Polícia

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Policiais estavam realizando rondas e flagraram a ação criminosa