Pular para o conteúdo
Política

Bernal veta redução da carga horária dos assistentes sociais de 40 para 30 horas

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), vetou a redução da jornada diária de trabalho em duas horas para os assistentes sociais. Segundo a mensagem, publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta terça-feira (7), a nova carga horária infringiria o Estatuto do Servidor Público Municipal. O projeto de lei nº. 7.425/13 pretendia […]
Arquivo -

O prefeito de , (PP), vetou a redução da jornada diária de trabalho em duas horas para os assistentes sociais. Segundo a mensagem, publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta terça-feira (7), a nova carga horária infringiria o Estatuto do Servidor Público Municipal.

O projeto de lei nº. 7.425/13 pretendia reduzir a jornada diária de trabalho o que culminaria com a jornada semanal de 30 horas e não de 40 horas. A briga para redução da carga horária deste profissional é antiga.

O Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande (Sisem) processou o prefeito pelo não cumprimento das leis aprovadas na Câmara que estabelece jornada de trabalho de 30 horas semanais para enfermeiros e assistentes sociais. Em outro processo o sindicato cobra as horas extras desde janeiro, visto que os profissionais continuam cumprindo a jornada antiga, acumulando dez horas extras semanais.

Para justificar o veto, Bernal relembrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), cujo relator foi o desembargador Hildebrando Coelho Neto, que deferiu liminar para suspender a vigência da lei complementar n. 213, de 31 de dezembro de 2012 que excepciona da carga horária semanal de quarenta horas dos servidores públicos, o cargo de assistente social.

“A sanção do projeto de lei não convalida o vício de inconstitucionalidade resultante da usurpação do poder de iniciativa. A ulterior aquiescência do chefe do Poder Executivo, mediante sanção do projeto de lei, ainda quando dele seja a prerrogativa usurpada, não tem o condão de sanar o vício radical da inconstitucionalidade. Insubsistência da Súmula 5/STF.Doutrina.Precedentes”, afirma o prefeito na mensagem.

Projeto

O projeto dos vereadors Paulo Siufi (PMDB), Dr. Jamal (PR), considerados aliados por Bernal, e Grazielle Machado (PR)  e do então vereador Dr. Loester (PMDB) foi debatido na Câmara com a população. A preocupação dos vereadores é em relação à sobrecarga do profissional que pode gerar prejuízos no próprio trabalho.

Atualizada às 13h48

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com saída de Barroso, Lula deve indicar novo nome ao STF; veja lista

Vestibular 2026 da UEMS está com inscrições abertas com 871 vagas em MS

Papa Leão XIV retoma trabalho de Francisco e publica sua primeira exortação apostólica

BR-163 passa por novo ciclo de obras para duplicação da rodovia em MS

Notícias mais lidas agora

Ex-servidora da Agesul joga culpa em engenheiro por licitação direcionada a Patrola

Perícia analisa digitais deixadas por ‘barbudo’ em explosivo no Terminal Morenão: o que se sabe

Final da Supercopa em Campo Grande terá reencontro de Mayhara contra seu ex-clube

Ministro Luis Roberto Barroso, do STF (Foto: Reprodução)

Barroso anuncia que vai deixar cargo de ministro do STF

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio na Comunidade Esperança se aproxima de casas e preocupa moradores

Para evitar que fogo chegasse às residências, vizinhos se reuniram para conter as chamas

Polícia

Motociclista acaba ferida na cabeça ao escorregar em óleo na pista a caminho de casa

O acidente aconteceu no cruzamento das ruas 24 de Agosto e 13 de Maio, por volta das 17h30 desta quinta-feira (9)

Cotidiano

Ônibus quebra na Afonso Pena e passageiros se ‘apertam’ na volta para casa: ‘Todo dia a mesma coisa’

Segundo informações, motorista informou que estava sentindo cheiro de queimado e, possivelmente, motor estaria quebrado

Transparência

Bataguassu faz aditivo e combustível de carros da prefeitura vai a R$ 5,1 milhão

Empresa gerencia o abastecimento de veículos oficiais da prefeitura