Pular para o conteúdo
Política

Bernal veta redução da carga horária dos assistentes sociais de 40 para 30 horas

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), vetou a redução da jornada diária de trabalho em duas horas para os assistentes sociais. Segundo a mensagem, publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta terça-feira (7), a nova carga horária infringiria o Estatuto do Servidor Público Municipal. O projeto de lei nº. 7.425/13 pretendia […]
Arquivo -

O prefeito de , (PP), vetou a redução da jornada diária de trabalho em duas horas para os assistentes sociais. Segundo a mensagem, publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta terça-feira (7), a nova carga horária infringiria o Estatuto do Servidor Público Municipal.

O projeto de lei nº. 7.425/13 pretendia reduzir a jornada diária de trabalho o que culminaria com a jornada semanal de 30 horas e não de 40 horas. A briga para redução da carga horária deste profissional é antiga.

O Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande (Sisem) processou o prefeito pelo não cumprimento das leis aprovadas na Câmara que estabelece jornada de trabalho de 30 horas semanais para enfermeiros e assistentes sociais. Em outro processo o sindicato cobra as horas extras desde janeiro, visto que os profissionais continuam cumprindo a jornada antiga, acumulando dez horas extras semanais.

Para justificar o veto, Bernal relembrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), cujo relator foi o desembargador Hildebrando Coelho Neto, que deferiu liminar para suspender a vigência da lei complementar n. 213, de 31 de dezembro de 2012 que excepciona da carga horária semanal de quarenta horas dos servidores públicos, o cargo de assistente social.

“A sanção do projeto de lei não convalida o vício de inconstitucionalidade resultante da usurpação do poder de iniciativa. A ulterior aquiescência do chefe do Poder Executivo, mediante sanção do projeto de lei, ainda quando dele seja a prerrogativa usurpada, não tem o condão de sanar o vício radical da inconstitucionalidade. Insubsistência da Súmula 5/STF.Doutrina.Precedentes”, afirma o prefeito na mensagem.

Projeto

O projeto dos vereadors Paulo Siufi (PMDB), Dr. Jamal (PR), considerados aliados por Bernal, e Grazielle Machado (PR)  e do então vereador Dr. Loester (PMDB) foi debatido na Câmara com a população. A preocupação dos vereadores é em relação à sobrecarga do profissional que pode gerar prejuízos no próprio trabalho.

Atualizada às 13h48

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bolsonaro está proibido de falar com seu filho Eduardo

Atacado por 3 pit bulls, rapaz sai do coma e deve passar por terceira cirurgia em Campo Grande

Vander garante novos investimentos para saúde a municípios de MS

Ex-BBB Paula Amorim sofre terceira perda gestacional: ‘Tristeza’

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

bolsonaro

Bolsonaro e sede do PL são alvo de busca e apreensão da PF em Brasília

MS tem 117 mil motoristas com CNH vencida há mais de 5 anos; saiba como renovar

Últimas Notícias

Polícia

Criminosos são presos após roubo a comércio em MS e prejuízo de R$ 21 mil

Adolescente foi apreendido por suspeita de envolvimento no crime

MidiaMAIS

Mercadinho com dinheiro fictício rende melhora escolar a alunos de escola municipal em Anastácio

Mercadinho Pedagógico, proposto por professora, contribuiu na diminuição de evasão escolar

Política

Governo renova portaria e deixa Força Nacional na fronteira e em aldeias de MS até outubro

Na fronteira e em terras indígenas em Mato Grosso do Sul desde julho do ano passado, nova portaria deixa Força Nacional mais tempo no Estado

Polícia

Funcionária de empresa de alimentos em Dourados denuncia importunação sexual

Segundo a denúncia, o acusado proferia comentários inadequados, como afirmações de que a vítima possuía "cara de safada" e um "sorriso bonito"