Pular para o conteúdo
Política

Vereadores admitem desgaste com cassação, mas afastam troca de presidente da Câmara

Os vereadores da Câmara de Campo Grande admitem que o afastamento do presidente, Mário César (PMDB), desgastou a imagem do Poder Legislativo. Todavia, solidários, os colegas defendem a permanência de Mário na presidência por entenderem que é preciso garantir a ampla defesa. O ex-presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), acredita que Mário se sentirá mais […]
Arquivo -

Os vereadores da Câmara de admitem que o afastamento do presidente, Mário César (PMDB), desgastou a imagem do Poder Legislativo. Todavia, solidários, os colegas defendem a permanência de Mário na presidência por entenderem que é preciso garantir a ampla defesa.

O ex-presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), acredita que Mário se sentirá mais fortalecido após o episódio, já que é o mais prejudicado. Apesar de admitir que toda a situação acaba respingando na instituição, o vereador defende a permanência de Mário César, já que ele não foi julgado pelo Tribunal Regional eleitoral e foi eleito presidente pela maioria.

“Ele deve ficar para o bem da democracia. Tem que ter o direito a defesa. Isso respingou sim na instituição. Mas, o que causou estranheza é o fato disso ter acontecido no momento que vivemos. Será que se fosse alguém da base de sustentação do prefeito (Alcides Bernal-PP) as coisas aconteceriam assim?”, ironizou.

O vereador Elizeu Dionízio (PSL) também é contra a saída de Mário César da presidência e diz que se isso acontecer, será o primeiro a acusar que se trata de um golpe. “Tem que assegurar a ampla defesa. Tem que esperar o julgamento. O Mário foi eleito presidente pela maioria. Alguns chegaram a reivindicar uma nova eleição. Mas, se isso acontecer, eu vou dar o grito que se trata de um golpe”, declarou.

Elizeu Dionízio ressaltou que a insegurança jurídica é causada pelo próprio Poder Judiciário, que concede diploma ao vereador e cassa seis meses depois. Apesar disso, o vereador faz questão de lembrar que o afastamento do presidente não trouxe prejuízo ao Poder Legislativo, já que a Casa continuou funcionando. “Que tem desgaste tem, principalmente nesta hora que pedem renovação na política. Foi uma paulada forte para o Mário, com certeza. Mas, não trouxe problema nenhum”, analisou.

O vereador Paulo Pedra (PDT) também descarta a possibilidade de afastamento de Mário César da presidência. “Em hipótese alguma. Ele foi eleito pelo colegiado e não foi condenado. Ainda vai ser julgado pelo TRE. Em hipótese alguma”, disse.

Na avaliação de Pedra o afastamento não desgasta a Casa. Ele entende que o desgaste está na briga constante entre Executivo e Legislativo, que precisa acabar. Na avaliação do vereador, a briga só terminará quando os Poderes entenderem que é preciso construir uma agenda positiva, com ações que atendam a população, que é a mais interessada nesta união.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) também evita polêmica com o colega e ressalta que a liminar dada pela Justiça credencia o vereador a continuar. “A presidência é importante porque representa o Poder Legislativo. Mas, é importante lembrar que a Justiça, que tem responsabilidade com a sociedade, entendeu que deveria conceder a liminar”, justificou.

Apesar de defender a permanência, a vereadora lembrou que a situação serve de alerta para todos em um momento onde a sociedade cobra uma postura ética de todos. “A Justiça é importante para corrigir os excessos”, concluiu.

Mário César foi afastado na terça-feira (25) pela juíza Elisabeth Rosa Baish, da 36ª Zona Eleitoral, por suspeita de compra de votos por meio de doação de combustível. Porém, na quinta-feira (27) conseguiu liminar para permanecer no cargo até que o caso seja julgado pelo TRE. O vereador Mário César foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na 1ª sessão após escândalo de corrupção, vereadores de Terenos alegam ‘surpresa’ com Operação

Prefeitura cancelou contratos suspeitos em Terenos, diz presidente da Câmara

tarcisio bolsonaro

Moraes autoriza visita do governador de São Paulo a Jair Bolsonaro

Acidente mata pai, deixa filho ferido e motorista envolvido foge sem prestar socorro

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

VÍDEO: Ex-delegado-geral de São Paulo é assassinado em emboscada

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Brindes corporativos estratégicos para empresas de Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul vem se consolidando como um dos estados mais dinâmicos da região Centro-Oeste.

Política

Câmara de Terenos revoga Lei e barra empréstimo de R$ 20 milhões solicitado por prefeito preso

Valor milionário poderia estar na 'mira' do Executivo e foi aprovado um mês antes da prisão

Esportes

Gabigol decide, Cruzeiro vence o Bahia e toma a vice-liderança do Palmeiras

Resultado custou caro ao Bahia, que caiu para o quinto lugar

Polícia

Idoso é morto pelo irmão a facada em Campo Grande

Cícero não morava no local, mas frequentava muito a casa do irmão