Pular para o conteúdo
Política

Zeca, Bernal e Almi pedem fiscalização e MPE promete atuação firme nas eleições

Em busca de uma eleição limpa, o ex-governador Zeca do PT e os deputados estaduais Alcides Bernal (PP) e Cabo Almi (PT) foram, na tarde desta terça-feira (28), ao Ministério Público Estadual (MPE). Eles cobraram atuação mais firme do órgão e os procuradores prometeram participação ativa na fiscalização da campanha. Primeiro a se manifestar, Zeca […]
Arquivo -

Em busca de uma eleição limpa, o ex-governador Zeca do PT e os deputados estaduais (PP) e Cabo Almi (PT) foram, na tarde desta terça-feira (28), ao Ministério Público Estadual (MPE). Eles cobraram atuação mais firme do órgão e os procuradores prometeram participação ativa na fiscalização da campanha.

Primeiro a se manifestar, Zeca pediu o fim do “esquema perverso da grana e da chantagem do terror”. A reivindicação leva em consideração a pressão em torno dos servidores para votar nos candidatos governistas e a distribuição de panfletos contra Bernal, candidato a prefeito de .

“Contra mim, até denúncia de papel higiênico aceitavam e, agora, fazemos papel de palhaço porque nada acontece contra os poderosos”, desabafou o ex-governador. Segundo o petista, o boletim que ataca a honra de Bernal é cópia de material feito contra ele na campanha eleitoral de 1996, quando enfrentou Puccinelli pelo comando da prefeitura da Capital.

Bernal reforçou o pedido e indicou que apenas aos governistas “interessa” panfleto atacando sua honra. “Não somos burros, todos sabem quem fez isso”, comentou. “Na hora de meter multa contra mim a Justiça funciona e para eles nada?”, questionou em tom de cobrança.

Ele ainda falou da sua indignação por conta da distribuição dos panfletos. “Sou candidato, sei da minha responsabilidade, mas não posso deixar de cuidar da minha honra, da minha vida”, frisou. “Me chamaram de bêbado e faz 16 anos que não coloco uma gota de álcool na minha boca”, acrescentou.

Em nome do MPE, o procurador-geral de Justiça Humberto de Matos Brittes disse que os políticos “vieram à casa certa”. “Vamos agir com imparcialidade e equilíbrio”, prometeu. O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais, Edgar , acrescentou que o “MPE está preparado para garantir ficha limpa e moralidade nas eleições”.

Ele, no entanto, frisou não poder agir em relação à distribuição dos panfletos. “A investigação cabe à Polícia Federal e não podemos dizer que foi o Giroto (candidato a prefeito pelo PMDB) sem provas”, ponderou.

Miranda destacou ainda que sobre a denúncia de coação de servidores por parte do governador André Puccinelli (PMDB) todas as medidas foram tomadas. “Já existem três pedidos de processos e o MPE não precisa entrar com uma quarta ação, perderia o objeto”, ressaltou.

Desanimado com as respostas, Zeca deixou a reunião na metade. “O encaminhamento das coisas leva a gente a desacreditar na Justiça”, alegou. Para ele, o MPE deveria pedir a prisão de alguns governistas. “Tem que ir lá e prender”, pediu.

Miranda reforçou a necessidade de provas. “Temos limitações”, emendou Brittes. Para finalizar, os procuradores se colocaram à disposição de Bernal e Almi e reforçaram empenho na fiscalização das eleições.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Peão de Sonora é pisoteado por touro de mais de 1 tonelada na 70ª edição do Rodeio de Barretos

Argentina busca quadro roubado por nazistas visto por acaso em site de imóveis

VÍDEO mostra criminoso pedindo cavucate emprestado para enterrar Emanuelly

Confira como consultar cadastro de pedófilos de MS com mais de 600 criminosos

Notícias mais lidas agora

Criminoso que estuprou menina de 6 anos morre em troca de tiros com a polícia em Campo Grande

VÍDEO: Ao saber que filha havia sido morta, mãe gritou desesperada pelas ruas do bairro: ‘Minha filha!’

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Haddad: a partir de amanhã, Receita Federal enquadra as fintechs como instituição financeira

Últimas Notícias

Esportes

Fase de Liga da Champions terá Real Madrid contra Liverpool, City e Juventus e Barcelona x PSG

Serão oito rodadas, com oito vagas diretas às oitavas e 16 para os playoffs

Cotidiano

Funsat abre vagas para seis cursos profissionalizantes gratuitos em setembro

Aulas estão previstas para iniciar nos dias 8 e 15 de setembro

Política

Deputado Catan defende punições mais severas para pedófilos após morte de Emanuelly

Menina de 6 anos foi estuprada e morta por Marcos Willian Teixeira Timóteo, que já havia cometido outros abusos

Polícia

Vítima de estupro, jovem sofre aborto e enterra feto no quintal de casa em Anhanduí

Ela teria relatado para a polícia que foi vítima de estupro