Os 29 vereadores da Câmara de Campo Grande realizarão a primeira sessão da nova legislatura no dia 1º de janeiro de 2013. O presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), calcula que a sessão terá início as 20h30, já que será realizada após a cerimônia de posse, marcada para as 17 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Os vereadores ainda não definiram a ordem de pronunciamentos. Pelo regimento interno, cada bancada tem direito a um pronunciamento na primeira sessão. Siufi se reunirá com líderes de bancada nesta quinta-feira (27) para definir se mantém o regimento ou elenca alguns representantes para falar.

Se a Câmara seguir o regimento, a primeira sessão contará com o pronunciamento de 15 vereadores. A preocupação de Siufi está no fato de que além dos pronunciamentos, os vereadores também devem eleger o presidente da Câmara e integrantes da Mesa Diretora.

Na primeira sessão ainda serão definidos os cargos nas comissões da Câmara. Elas têm por objetivo discutir e votar projetos de leis, realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil, convocar secretários do Município e dirigentes de autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e de fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público Municipal para prestar informações sobre assuntos inerentes às suas atribuições. Também cabe as comissões receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas.

No dia 1º de janeiro serão empossados o prefeito eleito, Alcides Bernal (PP), e o vice-prefeito, Gilmar Olarte (PP). Os 29 vereadores que chegam à Casa são: Paulo Siufi (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Dr. Jamal (PR), Grazielle Machado (PR), Carla Stephanini (PMDB), Mario Cesar(PMDB), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Flavio Cesar (PT do B), Carlão (PSB), Airton Saraiva (DEM), Otávio Trad (PT do B), Paulo Pedra (PDT), Eduardo Romero (PT do B), Delei Pinheiro (PSD), Herculano Borges (PSC), Chiquinho Telles (PSD), Coringa (PSD), Gilmar Neri da Cruz (PRB), Elizeu Dionizio (PSL), Alceu Bueno (PSL), Zeca do PT (PT), Thais Helena (PT), Ayrton de Araujo do PT, Rose Modesto (PSDB), João Rocha (PSDB), Cazuza (PP), Chocolate, o Jarbas (PP), Luiza Ribeiro (PPS) e Edson Shimabukuro – My Body (PTB).