Pular para o conteúdo
Política

Operação recolhe panfleto sobre sumiço de provas em processo contra Puccinelli Jr e Giroto

Material foi recolhido em dois pontos da Capital. Intenção foi evitar que a massa tivesse acesso ao conteúdo publicado pela revista de circulação nacional Isto É, no dia 4 de abril de deste ano.
Arquivo -

Material foi recolhido em dois pontos da Capital. Intenção foi evitar que a massa tivesse acesso ao conteúdo publicado pela revista de circulação nacional Isto É, no dia 4 de abril de deste ano.

A distribuição gratuita de panfleto com a reprodução de reportagem da Revista Isto É, do dia 4 de abril, com a matéria intitulada “As Provas Sumiram”, transformou a sede da 3ª DP, localizada no bairro Carandá Bosque, em , na tarde desta terça-feira, 10, num verdadeiro encontro de fardas, patentes e ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalão do Governo Estadual.

O burburinho na sede da delegacia começou logo após a detenção de cinco pessoas que estavam fazendo transporte e distribuição do material da revista Isto É. A reportagem da revista, assinada pela jornalista Izabella Torres, revela que “Gravações que sustentavam ação no STF contra o deputado Edson Giroto e o filho do governador de Mato Grosso do Sul desapareceram e comprometem a atuação da Justiça”. O Midiamax publicou, no dia 01 de abril (ver matéria relacionada abaixo) , o conteúdo disponibilizado no site da revista.

A reportagem cita que “As conversas entre o grupo de sustenção da campanha de ao governo renderam cinco DVDs. Dois sumiram. Mas é justamente o que foi gravado nos dias 29 e 30 de setembro de 2006, com as conversas do filho do governador, que não integra o processo. Segundo Semy Ferraz, o áudio desaparecido é o que mais compromete o clã Puccinelli”.

Outro trecho da matéria afirma que “De acordo com denúncia do MP Federal, o governador de Mato Grosso do Sul, seu filho, André Puccinelli Júnior, e seus assessores “Idealizaram um plano para imputar falsamente” ao adversário do PT a acusação de crime eleitoral”.

Parte dos detidos panfletavam na Avenida Mato Grosso e outros foram abordados na Avenida Rachid Neder a bordo de um veículo carregado de panfletos. A ação, segundo um dos detidos, foi feita pela polícia e depois todos foram encaminhados para a delegacia. Dois veículos e o material também foram levados para a DP.

Com a apreensão dos panfletos, que somavam 80 mil unidades, conforme uma das pessoas conduzidas para a delegacia, foi ordenada verdadeira operação-abafa para barrar a disseminação do material nas ruas da Capital.

A intervenção do governo na operação-abafa ficou evidente com a chegada, na delegacia, secretário de governo do Estado, Osmar Domingues Jerônymo, que, ao chegar, foi direto para uma das salas do prédio, onde, provavelmente, o delegado colhia os depoimentos dos panfleteiros.

Além de Jerônymo, foram até a delegacia o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, o comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, graduados e praças da PM, além de advogado representando o Governo.

A reportagem apurou que a suposta transgressão registrada nos boletins de ocorrência foi tipificada como violação de direito autoral. Segundo uma das pessoas que faziam a distribuição, os panfletos haviam sido encomendados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-MS). Até o momento, a CUT-MS não se manifestou.

A polícia faz monitoramento na noite desta terça-feira para localizar o possível depósito e a gráfica onde o material foi impresso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1914 – Ligados trilhos da Noroeste, em Campo Grande

Frentes de implantação completaram a grande obra de acesso do Oeste ao litoral

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele