Em preparação à eleição do novo comando estadual, o PMDB tem até o próximo domingo (25) para renovar os diretórios municipais em Mato Grosso do Sul. Os novos dirigentes vão escolher o presidente estadual do partido até 23 de dezembro.

De olho na sucessão estadual em 2014, a disputa pelo cargo promete rachar o PMDB. De um lado o atual presidente regional, Esacheu Nascimento, busca a reeleição e, do outro, o grupo do prefeito Nelsinho Trad (PMDB) cobra a renovação. O vencedor irá dirigir o partido em ano eleitoral.

Defensor da candidatura da vice-governadora Simone Tebet (PMDB) à sucessão de André Puccinelli (PMDB), Esacheu conta com o respaldo da direção nacional, enquanto Nelsinho ganhou declarações de apoio de líderes estaduais, como o senador Waldemir Moka (PMDB) e o deputado federal Fábio Trad (PMDB).

Em clima de disputa, os peemedebistas tentam eleger o maior número de delegados nos municípios para entrar com força na disputa pelo comando regional da sigla. A maior parte das cidades deverá realizar a eleição no próximo fim de semana. Em São Gabriel do Oeste e em Rio Brilhante os diretórios já foram renovados.

Em Campo Grande, a eleição deverá ocorrer no sábado (24). Carla Stephanini tenta o terceiro mandato. Alguns setores ensaiam o enfrentamento, mas até agora nenhum chapa adversária foi confirmada.