Pular para o conteúdo
Política

Com risco de perder parte da autonomia, Bernal acredita no recuo de vereadores

O prefeito eleito em Campo Grande, Alcides Bernal (PP), acredita que os vereadores que apresentaram emendas para enfraquecer sua autonomia vão retirar o projeto apresentado ao orçamento para 2013. O prefeito eleito entende que não há razões para tentar prejudicá-lo e pede condições de trabalho iguais a dos prefeitos anteriores, Nelsinho Trad (PDMB) e André […]
Arquivo -

O prefeito eleito em , (PP), acredita que os vereadores que apresentaram emendas para enfraquecer sua autonomia vão retirar o projeto apresentado ao orçamento para 2013. O prefeito eleito entende que não há razões para tentar prejudicá-lo e pede condições de trabalho iguais a dos prefeitos anteriores, Nelsinho Trad (PDMB) e André Puccinelli (PMDB).

“Quero ter as mesmas condições que os últimos prefeitos tiveram para administrar. Não vejo sentido em me privar da condição igual de trabalho. Tenho conversado com os vereadores e acredito que a emenda não será aprovada”. Bernal avalia que é preciso superar o pensamento de que é necessário engessar e dificultar o trabalho da nova administração. Segundo ele, a população é a mais prejudicada com este tipo de atitude.

Além da redução, de 30% para 5% na suplementação do novo prefeito, Bernal revela que há outras tentativas de prejudicar a sua administração. Ele cita como exemplo a emenda ao orçamento determinando que o novo procurador-geral do Município seja de carreira e com mais de 10 anos de exercício. Segundo o prefeito, essa exigência não foi feita as administrações passadas.

O Caso

Um grupo de seis vereadores ligados ao atual prefeito, Nelsinho Trad (PMDB), está tentando diminuir o poder do prefeito eleito. A tentativa está em uma emenda apresentada ao orçamento da prefeitura para 2013, onde os vereadores solicitam que seja reduzido de 30% para 5% o percentual autorizado para a prefeitura abrir créditos adicionais, sem autorização da Câmara. Atualmente, Nelsinho tem direito de aplicar o teto máximo, 30% do orçamento, em despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com a mudança, qualquer movimentação de Bernal, superior a 5%, teria que passar pela autorização da Câmara.

A proposta teria como autores: João Rocha (PSDB), Mário César (PMDB), Carlão (PSB) e Airton Saraiva (DEM). Um dos objetivos seria fortalecer o poder da Câmara. No Estado o governador André Puccinelli (PMDB) tem direito a 25% em suplementação. Não é a primeira vez que vereadores apresentam a proposta de diminuir a suplementação orçamentária. Porém, com esmagadora maioria, tanto André Puccinelli quanto Nelsinho, conseguiram derrubar as propostas.

Presidência

Bernal ressaltou que não pretende interferir na escolha do novo presidente da Câmara Municipal. Ele revelou que já conversou com praticamente todos os vereadores e deixou claro que não pretende se intrometer no processo.

O futuro prefeito afirma que só opinará se for convidado, mas defende um legislativo forte de verdade, que cumpra a missão de fiscalizar e legislar, fazendo uma grande parceria com o Poder Executivo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cg saneada

Nova etapa do ‘Campo Grande Saneada’ terá R$ 750 milhões de investimentos para ampliar a rede de esgoto

Fumacê percorre cinco bairros de Campo Grande nesta quarta-feira; confira a lista

SP: mais de 55 pessoas já foram presas por venda de bebida adulterada

Corpo em decomposição é encontrado em estabelecimento desativado em Dourados

Notícias mais lidas agora

Menino que morreu em incêndio de casa teve 80% do corpo queimado após irmão acender vela no quarto

yeltsin volei

‘Achei fantástico’, diz Yeltsin sobre Campo Grande sediar as finais da Supercopa de Vôlei

energisa

Leiturista ganhava até R$ 8 mil por mês para fraudar contas de energia em Campo Grande

Viatura da PM se envolve em acidente com Hilux no Guanandi em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Dono de conveniência é preso após ‘batida’ da polícia no Centro de Campo Grande

Polícia encontrou cigarros eletrônicos na conveniência, que estariam sendo vendidos para estudantes

Mundo

Reino Unido impõe 90 novas sanções à Rússia e mira empresas da China e Índia

Novas sanções atingem o "coração do financiamento da guerra de Putin", segundo o governo britânico

Política

Deputado Paulo Duarte pede respeito e esbraveja ao dizer que não tem político de estimação

Parlamentar usou a tribuna para pedir respeito à oposição

Mundo

Concentração de CO² atingiu níveis recordes em 2024, alerta ONU

Preocupação é que sumidouros de gás carbônico estão menos eficazes