Pular para o conteúdo
Política

Campanha eleitoral contribuiu para acordo com Puccinelli, afirma presidente da Fetems

Será votada nesta quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa, a reformulação da Lei Complementar 087/2000 (Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de MS). Após 20 anos lutando pela causa, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) conseguiu que o governador André Puccinelli (PMDB), acatasse seis pontos exigidos pela classe. Mesmo garantindo […]
Arquivo -

Será votada nesta quinta-feira (25) na Assembleia Legislativa, a reformulação da Lei Complementar 087/2000 (Estatuto dos Profissionais da Educação Básica de MS). Após 20 anos lutando pela causa, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) conseguiu que o governador (PMDB), acatasse seis pontos exigidos pela classe.

Mesmo garantindo que não cederia “nem sob pressão”, Puccinelli concordou e já está cumprindo a primeira parte do acordo.  No projeto que será votado hoje, estão inclusos a unificação da carreira dos administrativos e professores, a ampliação das vagas da promoção funcional do magistério e a implantação de 1/3 de hora-atividade para 2014.

Visando alcançar os objetivos da classe, a FETEMS estava concentrando todos os profissionais da educação para realizar no dia 18 de outubro, o que seria a “maior mobilização da história”. Devido a isto, segundo o presidente da Federação, Roberto Magno Botarelli o Governo decidiu acatar as exigências da categoria.

“O Governo sempre disse que não cederia sob pressão de forma nenhuma e, no entanto, acabou cedendo”, destacou. Outra questão que contribuiu para o acerto com Puccinelli, conforme o presidente da FETEMS, é a campanha eleitoral.

Ele ressaltou que a mobilização não foi marcada com o propósito de ser época de segundo turno, mas garantiu que “acabou ajudando no processo de negociação”. Após o acordo firmado com o governador a mobilização foi cancelada.

Roberto frisou que com a reformulação da lei, 32.5000 trabalhadores em educação de Mato Grosso do Sul serão beneficiados.  “O Governo está cumprindo os prazos estabelecidos no acordo e isso para nós representa vitória, já que esse era um dos principais receios da categoria. Toda a categoria ganha, pois teremos os nossos direitos garantidos em lei”.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), afirmou que a Casa de Leis irá quebrar o regimento e em um acordo de lideranças irá acelerar o processo de votação da reformulação da Lei Complementar 087/2000.

“Os trabalhadores em educação, representados pela FETEMS, tiveram uma grande conquista com esse acordo firmado com o Governo do Estado e nós enquanto deputados temos que cumprir o nosso papel no processo e acelerar a votação, por isso iremos em um acordo das lideranças, quebrar o regimento e votar amanhã o projeto de lei aprovando alterações”, concluiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fiscalização do TCE aponta desafios e avanços em conselhos tutelares de MS

Bolsonaro recebe alta de hospital após crise de pressão e soluço

Veículo tomba às margens da BR-163 em Campo Grande

Deputados aprovam projetos do Poder Executivo sobre arrecadação de impostos

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

Últimas Notícias

Política

Após denúncia de diárias para festas, Prefeitura regulamenta concessão de benefício em Bela Vista

Servidoras receberam diárias para trabalhar na Expobel, exposição de Bela Vista

Esportes

CEU/ABC avança em primeiro na Taça Brasil de Futsal Sub-14; Escolinha Pelezinho é eliminada

Equipe se classificou com três vitórias em três rodadas e, agora, disputa as quartas de final nesta quarta-feira (17) no Guanandizão

Brasil

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Foram encontradas células cancerígenas em lesões da pele de Bolsonaro

MidiaMAIS

Deu ruim: jacaré acaba com a raça de sucuri que tentou ‘amarrar’ sua boca no Pantanal

Pedindo piedade? Sucuri ainda olhou jacaré nos olhos antes de ser morta