Pular para o conteúdo
Política

Apressada e fiel, base de Puccinelli tenta aprovar projeto sem consultar comissão

Sem o aval de todos os integrantes da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, a base aliada ao governador André Puccinelli (PMDB) na Assembleia Legislativa tentou aprovar, nesta quinta-feira (14), projeto de lei 080/12, que define a idade limite para o ingresso na carreira militar. “Esse povo está muito folgado, querem votar o projeto […]
Arquivo -

Sem o aval de todos os integrantes da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social, a base aliada ao governador (PMDB) na Assembleia Legislativa tentou aprovar, nesta quinta-feira (14), projeto de lei 080/12, que define a idade limite para o ingresso na carreira militar.

“Esse povo está muito folgado, querem votar o projeto sem antes ele passar por todas as comissões”, comentou o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado estadual cabo Almi (PT). Para ele, o regimento interno precisa ser cumprido, justamente por garantir ampla discussão em torno de todas as matérias. “Não dá para votar projeto só na hora que o governo quer”, emendou.

Segundo o petista, o líder do governo na Assembleia, deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), lhe cobrou o parecer em cima da hora no horário da sessão. “Fiz o parecer às pressas, mas falta a assinatura de dois dos cinco integrantes da comissão”, frisou. “Além disso, como representante da Polícia Militar na Casa, quero discutir o projeto com a categoria”, acrescentou.

Líder da bancada do PT, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) engrossou o discurso e negou acordo de líderes para apreciar a matéria em segunda votação. “Não é nada urgente, dá para apreciar com calma a proposta na próxima terça-feira (19)”, ponderou. Ele ainda comentou nem sequer ter o número sufientes de parlamentares em plenário para aprovar a proposta.

De acordo com o líder do governo, o projeto é simples e importante por acabar com impasse que, inclusive, gera briga judicial. “Para ingressar na carreira militar é necessária uma idade limite e a dúvida era se a idade fixada equivalia à data da inscrição do concurso ou da posse”, explicou. “Com esse projeto fica claro que a idade que vale é da inscrição do processo seletivo”, completou.

A pressa em aprovar a matéria, segundo Kemp, ocorre porque o governo quer convocar, antes das eleições, 57 novos profissionais.

Vacina contra HPV

Ainda nesta quinta-feira, a Assembleia aprovou, em segunda votação, o projeto de lei 002/12, do deputado Marquinhos Trad (PMDB), que dispõe sobre o oferecimento pelo Estado da vacina contra o HPV (sigla em inglês para vírus do papiloma humano) para a prevenção do câncer de colo de útero.

“Apresentei o projeto em razão do alto índice de incidência. Mato Grosso do Sul tem o segundo mais alto, perdendo apenas para o Amazonas. São cerca de 300 novos casos diagnosticados todos os anos e a metade destas mulheres morrem”, ressaltou Marquinhos. O segundo câncer mais comum entre as mulheres é o de colo de útero. A incidência estimada é de 18 por 100 mil mulheres, por ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
brasil

Seleção brasileira chega a Tóquio, e Ancelotti prepara Hugo Souza no gol contra o Japão

holanda

Memphis marca e dá 2 assistências em goleada de 4 a 0 da Holanda sobre a Finlândia

arcebispo

Arcebispo de Aparecida pede que políticos eleitos votem pelos pobres

bebida

Vigilância Sanitária do Rio fecha bar por venda de bebida sem registro

Notícias mais lidas agora

petição

Petição pelo fim do contrato com Consórcio Guaicurus vai aos terminais de Campo Grande

carlo acutis

Fiéis celebram 1º santuário de Carlo Acutis do mundo em Campo Grande: ‘Ele escolheu’

Mais da metade das vítimas de estupro em MS são crianças: 12 mil violentadas em dez anos

Prefeiutra de Caarapó firmou convênio com Itaipu para construir Unidade de Recicláveis. (PMC, Arquivo)

Caarapó: vereador cobra suspensão de contrato sem licitação com advogado alvo do MPMS

Últimas Notícias

Mundo

Briga e vazamento de gás deixam cinco mortos em prédio no Paraguai

Vazamento de gás teria começado de forma intencional

Mundo

Navio da Guarda Costeira chinesa colide e danifica embarcação das Filipinas

Pequim acusou as embarcações filipinas de entrarem ilegalmente

MidiaMAIS

Pioneira em itens de Carlo Acutis, artesã vende imagens do santo no novo santuário

Terços e imagens de São Carlo Acutis estavam à venda em Missa de Elevação no Santuário

Mundo

Estônia bloqueia acesso a estrada devido à presença de tropas russas

Ministro do Interior relatar a presença de um grupo de soldados russos