Pular para o conteúdo
Política

Após derrota no STF, Puccinelli faz promoção na liberação do consignado

Na última terça-feira (04), o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, publicou a decisão com perda da causa para o Estado de Mato Grosso do Sul, que recorreu às últimas instâncias do poder judiciário para manter a exclusividade com o Banco do Brasil.
Arquivo -

Na última terça-feira (04), o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, publicou a decisão com perda da causa para o Estado de Mato Grosso do Sul, que recorreu às últimas instâncias do poder judiciário para manter a exclusividade com o Banco do Brasil.

O governador gravou um vídeo, dois dias após perder a causa no STF (Supremo Tribunal Federal), anunciando que assinou um decreto para liberar o crédito consignado da exclusividade com o Banco do Brasil. A mensagem, que também registra felicitações de natal aos servidores, foi postada nesta quinta-feira (06) no Youtube.

Na última terça-feira (04), o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, publicou a decisão com perda da causa para o Estado de Mato Grosso do Sul, que recorreu às últimas instâncias do poder judiciário para manter a exclusividade com o Banco do Brasil.

O contrato firmado com o banco em 2008 teria prazo até 2014, com o custo de R$ 157 milhões para a instituição gerenciar a folha de pagamento, com direito a exclusividade nos lucrativos empréstimos consignados a servidores estaduais, que teriam pagamento descontado direto em folha.

Na decisão, o ministro Joaquim Barbosa citou o ministro Ayres Britto em relação à decisão que também derrubou o crédito consignado na Bahia. “Nada mais fez a decisão impugnada do que afastar, por afronta à Constituição Federal, a aplicação de artigos de Decreto que ‘concedem privilégios ao Banco do Brasil na contratação de empréstimos consignados com os servidores públicos estaduais´. A impugnação a essa inconstitucionalidade é de ser examinada no momento oportuno, por meio do já protocolizado recurso extraordinário”.

Mensagem do governador

A mensagem postada em uma conta com o nome do governador, anuncia que a decisão será publicada ainda no Diário Oficial do Estado. Confira a mensagem na íntegra e neste link:

“Aos servidores públicos do Estado de Mato Grosso do Sul e aos nossos amigos internautas: Assinei o decreto que estará publicado em Diário Oficial a liberação do consignado. E nós fizemos um adendo: fizemos também que haja a liberação através do cartão de crédito quando se destinar a autorização de adiantamento do salário sobre a forma do pagamento. Portanto as instituições financeiras e operadoras de cartões de crédito, neste último caso apenas mediante convênio, destinado autorizar adiantamento salarial na forma de compra. Sejam felizes tenham um bom natal e que 2013 seja melhor para todos nós, para suas famílias e para todos os sul-mato-grossenses”.

Exclusividade prejudicou a todos

O diretor da Associação de Correspondentes Bancários em Mato Grosso do Sul, Délcio Alves, comentou a mensagem do governador. “Era algo que ele já deveria ter feito há muito tempo, mas fez agora porque saiu a decisão e não tem mais para onde correr. A exclusividade prejudicou a todos os outros bancos e aos servidores”.

Ele explica que, se outros bancos tivessem a liberdade de ter convênios com o Governo do Estado, as taxas de juros praticadas em empréstimos com desconto em folha seria menor. A tendência, para ele, é de que isso aconteça agora com a liberação dos bancos para apresentar proposta de convênio.

“Quanto maior a quantidade de bancos, maior a competitividade e melhora para o servidor. Antes era assim e funcionava muito bem”.

O receio da categoria, porém, é de como serão feitos esses convênios. “O ideal seria que um modelo de convênio fosse discutido com todas as instituições. Mas não nos avisaram nada ainda. Vamos ver como é que vai ficar”.

Acompanhe o vídeo:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PGR se manifesta contra ter agentes da PF dentro da casa de Bolsonaro

‘Mijão’: réu em MS e líder do PCC, é suspeito de ter ordenado ataque a promotor de SP

Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional de escolas conectadas

Tribunal destitui primeira-ministra tailandesa por ligação comprometedora com líder do Camboja

Notícias mais lidas agora

Sem consenso, vereadores adiam mais uma vez relatório da CPI do Consórcio Guaicurus

Chineses alegam que Maracaju ‘sumiu’ com R$ 1,4 milhão de imposto de projeto bilionário

Governador Eduardo Riedel é recebido pelo diretor-presidente do Jornal Midiamax

Ação leva serviços sociais, jurídicos e de saúde aos moradores de Rochedinho neste sábado

Últimas Notícias

Brasil

Professora é investigada por agredir bebê de 1 ano e meio em escola particular no RS

Família notou comportamento estranho da criança e levou ao médico, onde foi constatado lesões no corpo da criança

Transparência

MPMS deixa sistema de consulta a procedimentos fora do ar para ‘manutenção’

Instabilidade causa transtornos desde o fim de semana

Cotidiano

Pousos e decolagens despertam sonhos e encantam moradores do Serradinho

Assistir sobe e desce dos aviões é um dos hobbies preferidos de quem mora na região

Política

Ex-ministra de Bolsonaro, Damares Alves vem a Mato Grosso do Sul em setembro

Damares Alves, Pastor Eurico e Marcelo Crivella devem participar de evento religioso no Estado