Pular para o conteúdo
Política

PTB fecha com André Puccinelli e ignora ameaça de debandada

Por nove votos a um, a executiva regional do PTB decidiu, nesta manhã, pela aliança com o governador André Puccinelli (PMDB) nas eleições de outubro. A proposta do ex-governador Zeca do PT, o primeiro a procurar o partido para propor uma coligação, foi rejeitada. A reunião desta manhã, na sede do partido, em Campo Grande, […]
Arquivo -

Por nove votos a um, a executiva regional do PTB decidiu, nesta manhã, pela aliança com o governador (PMDB) nas eleições de outubro. A proposta do ex-governador Zeca do PT, o primeiro a procurar o partido para propor uma coligação, foi rejeitada. A reunião desta manhã, na sede do partido, em , foi tensa e marcada por protestos de filiados que acusam dirigentes de terem “vendido” o PTB.

Um grupo de filiados no qual se incluem o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Chico Maia e o empresário de e ex-pretenso candidato ao governo, Zelito Ribeiro ameaça deixar a legenda. Eles desconfiam que a proposta de André só foi aceita porque o governador teria oferecido dinheiro ao partido.

O presidente regional da legenda, Ivan Louzada, nega as acusações e adianta que não fará qualquer esforço para manter os insatisfeitos filiados ao partido. “Quem quiser sair que saia. A porta do PTB é uma só”, afirmou dirigente em entrevista coletiva logo após a reunião.

Dos 14 membros da Executiva, 10 compareceram. Apenas um dos presentes, Salatiel Zózimo Ricas, presidente do diretório do PTB, em Mundo Novo, e tesoureiro do Diretório Regional, votou pela proposta de Zeca do PT. Mas, apesar de não concordar com a escolha de André, ele não pretende se desfiliar. “Fui voto vencido. Agora, vou seguir a maioria”, explicou.

Propostas

Zeca do PT ofereceu ao partido a vaga de vice-governador, duas secretarias em um eventual governo, duas suplências de senador e ainda estrutura para eleição de deputados estaduais e federais.

André Puccinelli foi bem mais modesto em seu oferecimento. Não propôs qualquer espaço na majoritária, mas especificou que tipo de apoio daria aos candidatos a deputado estadual e federal. Ele promete estrutura jurídica e financeira para campanha dos pretensos parlamentares com a produção de materiais gráficos e divulgação em rádio e TV.

Na proposta consta ainda que o PTB poderá indicar nomes para seu eventual segundo mandato. Contudo, André não menciona cargos. O PTB também terá liberdade para lançar candidatos a prefeito e vereador nas eleições de 2012 e será, segundo o texto apresentado pelo governador, tratado como aliado no pleito eleitoral.

Os dirigentes não liberaram cópias da proposta, mas Ivan Louzada permitiu a leitura pública dos textos. Louzada sempre demonstrou simpatia pela proposta de André por considerá-la mais segura para o partido. A cúpula petebista acredita que André tenha mais chances de vitória nas eleições de outubro.

Conforme Ivan, petebistas que rejeitam a proposta oferecida por André estariam, na verdade, a serviço de outros partidos. “Numa reunião fechada, o Zelito atendeu ao telefone celular e disse que precisava se retirar pois Schimidt e Dagoberto estavam chamando”, contou se referindo ao presidente e ao deputado federal do PDT.

“Se eles estão a serviço de outro partido, tenho a dizer que a porta do PTB é a mesma para entrar e para sair. Entrei aqui sem eles e posso continuar sem”, afirma.

Ivan Louzada que deixou a sede do partido e seguiu para Brasília disse que vai levar o resultado da reunião da Executiva para o presidente nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. Com a saída de Louzada do ambiente, filiados permaneceram ali reclamando da decisão da Executiva e fazendo acusações contra o dirigente. Saiba mais detalhes daqui a pouco.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Idoso em bicicleta é atropelado e motorista foge sem prestar socorro em Rio Verde

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Alems promove Conferência dos Direitos Humanos nesta semana

VÍDEO mostra colisão na Ernesto Geisel e carro caindo em córrego de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Atenção: inscrições para concurso da MSGás começam na segunda-feira

Últimas Notícias

Brasil

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Condenação transformou a pauta da anistia em teste decisivo para Tarcísio

Transparência

Sua rua está na lista? Lançada licitação para asfaltar bairro de Aparecida do Taboado

Propostas serão abertas em 1º de outubro

Esportes

Flamengo vence o Juventude em Caxias do Sul e amplia vantagem na liderança do Brasileiro

Rubro-Negro não vencia em Caxias do Sul há 28 anos

Polícia

Homem é esfaqueado cinco vezes e chega sozinho em pronto-socorro de hospital em Coxim

O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio pela Delegacia de Polícia Civil de Coxim