Na manhã deste domingo (25), mais de 200 pessoas se reuniram no Parque dos Poderes para a ‘Caminhada Maio Amarelo’. O evento promovido pelo Detran-MS e os Correios, com apoio da Fundesporte e do GGIT (Grupo de Gestão Integrada de Trânsito) de Campo Grande, faz parte das ações da campanha ‘Maio Amarelo’.
O objetivo é chamar atenção da população para a importância de desenvolver a responsabilidade e promover a segurança no trânsito, fatores que contribuem com a redução de acidentes.
A secretária do GGIT, Ivanise Rotta, destaca que a escolha da caminhada como atividade de mobilização tem relação com o tema central da campanha em 2025. “É caminhada porque o tema desse ano é ‘Desacelere e priorize a vida’. Então, nós realmente estamos em um movimento de saúde porque, quando você tem saúde, quer dizer que você quer viver mais, então você arrisca menos no trânsito”.
“Infelizmente, estamos com 22 óbitos de motociclistas, 24 óbitos no total, porque o principal fator de risco hoje em Campo Grande é a velocidade acima da permitida na via”, pontua.
Para o diretor de trânsito da Agetran, Ciro Ferreira, os números de acidentes e mortes não são altos apenas na Capital. “Infelizmente, nós nos deparamos com uma estatística triste para o nosso país, para a nossa cidade também. Essa caminhada expressa o compromisso que nós temos com a vida, com todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, do GGIT e também com a sociedade. Todos têm que ser, em algum momento, agentes de segurança pela vida. Todos nós temos responsabilidade com o trânsito.”
A caminhada teve um percurso de 5 km, passando por vias do Parque dos Poderes e retornando ao ponto de partida. Todos os participantes vestiram roupas com a cor amarela em alusão à campanha.
***
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.