Pular para o conteúdo
Trânsito

Blitz educativa do Maio Amarelo tem como foco pedestres e ciclistas

A ação acontece na manhã desta quinta-feira (22) na Avenida Afonso Pena
Carol Leite -

Dando continuidade à Campanha do Maio Amarelo 2025, a (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realiza, na manhã desta quinta-feira (22), uma blitz educativa na Avenida Afonso Pena com a 14 de Julho, no Centro de .

A ação é uma parceria da (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) com o Núcleo de Autoescolas e, tem como foco, os mais vulneráveis no trânsito — pedestres e ciclistas.

“Nós estamos em campanha do Maio Amarelo mundialmente, o planeta todo está unido para poder salvar vidas no trânsito. E hoje nós estamos em uma ação para trazer essa conscientização para todos os usuários da via, principalmente a responsabilidade de cada um no compartilhamento do espaço urbano”, explicou Andressa Oliveira, gerente de educação para o trânsito da Agetran.

A gerente de educação ainda reforçou que precisa haver uma mudança no comportamento da população para cessarem as mortes no trânsito. “Então, a gente precisa que as pessoas se conscientizem que o veículo automotor é uma arma na mão daqueles que não respeitam as leis”, apontou Andressa. 

O foco da blitz desta quinta-feira (22) é orientar os condutores a manterem uma distância de 1,5 metros dos ciclistas. “Lembrando que todos os motoristas têm a responsabilidade de manter uma distância de um metro e meio dos ciclistas, trazendo maior segurança para que eles transitem nas vias”, finalizou a gerente de educação. 

Parceria com autoescolas 

A ação conta com a participação de membros do Núcleo de Autoescolas, que buscam uma melhor qualificação profissional para os seus instrutores. A coordenadora do Núcleo, Maira Fagundes, explicou que as autoescolas não ministram só as aulas, mas também ensinam sobre as leis de trânsito. 

“Nós buscamos essa qualificação não só para o corpo administrativo, mas também para os instrutores de trânsito. Nós trabalhamos essa parte da conscientização porque faz muita diferença lá fora”, reforçou Maira. 

Maio Amarelo 

O Maio Amarelo é um movimento mundial de conscientização para a redução de sinistros de trânsito, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2011. O objetivo é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade — poder público, empresas, entidades e cidadãos — pela construção de um trânsito mais seguro. A cor amarela representa atenção e sinalização de alerta, remetendo ao compromisso com a valorização da vida.

Em 2025, a campanha traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, um convite à reflexão que ultrapassa ruas e avenidas. A proposta é incentivar a desaceleração não apenas no trânsito, mas também no ritmo da vida cotidiana, promovendo uma convivência mais segura, empática e consciente.

O foco está na vida como prioridade absoluta, reforçando o papel de cada cidadão na construção de um trânsito mais humano e menos violento.

(Henrique Arakaki / Midiamax)

🟡 Receba notícias direto no seu WhatsApp

Participe do grupo do Jornal Midiamax no Whatsapp e receba informações diárias de tudo o que acontece nos bairros da sua região.

Clique aqui para participar

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira