Só nos primeiros seis meses de 2025, Mato Grosso do Sul registrou 4.861 vítimas em acidentes envolvendo motos. Isto quer dizer que, a cada hora, uma pessoa sofre acidente com motocicleta no trânsito do Estado, segundo o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito).
Considerando os dados anuais consolidados, entre 2021 e 2024, o número de vítimas subiu 25% em MS. A média deste período é de 14.519 vítimas por ano. De 2021 até julho deste ano, 66.746 sul-mato-grossenses foram vítimas deste tipo de acidente, em 36.146 sinistros. Neste período, Campo Grande teve 19.820 casos, Dourados 3.571 e Três Lagoas 2.542.
Em Campo Grande, 26 pessoas morreram em acidentes com motos em 2025, o que representa 83% do total de mortes registradas no ano (31). A frota da Capital conta com 370 mil motocicletas e a cidade soma 2.324 acidentes com este tipo de veículo no ano, vitimando 4.861 pessoas, segundo o Detran-MS.
Curso de pilotagem
Enquanto os acidentes envolvendo motocicletas preocupam em Mato Grosso do Sul, o Grupamento de Motosocorro do Corpo de Bombeiros vai ensinar a pilotar com segurança em um curso neste domingo (23), das 8h às 12h. A aula gratuita está com inscrições abertas e acontecerá no Parque Ayrton Senna, Bairro Aero Rancho, em Campo Grande.
Esta é a segunda edição da ação ‘Em Duas Rodas, Eu Escolho Segurança’, realizada em parceria com o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito). Motociclistas são as principais vítimas de acidentes de trânsito que causam consequências graves ou sequelas. Portanto, os Bombeiros devem apresentar abordagens teóricas e práticas no curso, com objetivo de oferecer ensinamentos aplicáveis no dia a dia do trânsito.
Além disso, a programação contará com curso de primeiros socorros e atividades voltadas a condutores de ciclomotores e até bicicletas. O evento é destinado a pessoas que têm motocicletas de até 300 cilindradas e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria A em regularidade. Clique aqui para inscrever-se.
Projeto Pilotar Seguro
Criado em 2021 pelo CBMMS, o Pilotar Seguro, desenvolvido pela equipe de motossocorristas da corporação, tem o intuito de promover a educação prática e reduzir acidentes envolvendo motociclistas — que, conforme a instituição, representam a maioria das vítimas no trânsito.
Neste ano, a capacitação ocorre em conjunto com o curso de formação de novos motossocorristas do CBMMS, em andamento na ABM (Academia de Bombeiros Militar). Durante o evento, os bombeiros em formação colocam em prática o que aprenderam, repassando as instruções aos motociclistas, mas sempre sob supervisão dos instrutores.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***