Problema ou solução? Mais de 20 acidentes já foram registrados na Rui Barbosa por mau uso de faixa de ônibus

Motoristas ainda se confundem sobre uso da faixa exclusiva de ônibus para conversão à esquerda

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Neste acidente, motorista tentou virar à esquerda a partir da faixa central da Rui Barbosa (Foto: Alicce Rodrigues, Midiamax)

A Rua Rui Barbosa, em Campo Grande, acumula, desde dezembro de 2022, ao menos 20 registros de acidentes causados exatamente pelo mesmo motivo: o desconhecimento ou imprudência dos motoristas para converterem à esquerda. Isso porque nesta via há uma faixa exclusiva para o tráfego de ônibus e não há clareza sobre como o motorista deve proceder para efetuar a conversão.

A faixa está localizada à esquerda da via. Os motoristas que trafegam pelas vias centrais têm, repetidamente, buscado efetuar a conversão à esquerda a partir da faixa central, e acabam atingidos por ônibus que seguem pela faixa exclusiva e, até mesmo, por outros veículos que ali trafegam de forma irregular.

Segundo a Agetran, a orientação para toda conversão à esquerda é que os motoristas acessem a faixa exclusiva de ônibus, a partir de 50 metros antes da esquina. Isso independentemente de a linha demarcatória ser contínua ou tracejada.

É proibido, porém, o tráfego contínuo de veículos pela via exclusiva, que não sejam os ônibus circulares. Assim, o motorista só pode acessar a faixa, com antecedência à esquina, exclusivamente para efetuar a conversão à esquerda.

Mesmo com linha contínua, motorista deve acessar faixa da esquerda (Arte: Giovana Gabrielle, Midiamax)

Na Rua Rui Barbosa, depois do seu cruzamento com a Avenida Afonso Pena, há linha tracejada que indica a partir de onde o motorista pode assumir a faixa à esquerda para conversão no mesmo sentido. Antes, porém, todas as linhas são contínuas, o que pode estar gerando confusão.

Depois da Av. Afonso Pena, há indicação de linha tracejada (Arte: Giovana Gabrielle, Midiamax)

Assista à sequência de acidentes registrados em 2024:

Conteúdos relacionados