O (Batalhão de Militar de Trânsito), com apoio do Detran (Deparamento Estadual de Trânsito), fez da em três pontos de e registrou 66 autos de infração de trânsito após a abordagem de 119 veículos. A fiscalização ocorreu entre sexta (17) e sábado (18) nas Avenidas Afonso Pena, Eduardo Elias Zahran e Fabio Zahran. Nos primeiros 18 dias de 2020, já foram 14 presos em flagrante por embriaguez ao volante.

Segundo informações do Batalhão, foram feitos 126 teste e 21 motoristas se recusaram a passar pelo bafômetro. No caso do resultado do bafômetro ficar acima dos 0,33 mg/l, é considerado crime de trânsito e há prisão. Quando o índice fica abaixo disso, o condutor não é detido, mas paga R$ 3 mil e tem a CNH suspensa, além do registro de sete pontos no documento.

Durante , os policiais encontraram quatro condutores que não tinham habilitação. Além disso, foram recolhidas 24 CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e dois automóveis e uma motocicleta foram removidos para o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Dados do BPTran mostram que só neste mês de janeiro, dos dias 1° a 18, a Lei Seca surpreendeu 80 condutores dirigindo embriagados, número expressamente superior ao mesmo período de 2019 e 2018 – que registraram 49 e 23 – o número soma os que beberam acima de 0,33 mg/l, quando há detenção, e os ingeriram menos, mas mesmo assim, é infração.

O comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel Franco Allan, explica que as constantes fiscalizações geram sensação de segurança e são medidas de prevenção, já que muitos motoristas escolhem não beber por saber que existem blitze. “Depois que passamos a ser mais incisivos com a Lei Seca, percebemos que a sociedade tem evitado beber e dirigir”.