Pular para o conteúdo
Trânsito

Morte de militar acende alerta sobre iluminação de avenida da morte

Acionamento de dedo indicador seria a solução para o caso.
Arquivo -

Acionamento de dedo indicador seria a solução para o caso.

   A morte do militar do Exército Francisco Pereira Colraues, de 24 anos, ocorrida na noite desta quinta-feira acendeu a luz de alerta sobre antigo problema que afeta milhares de pessoas que transitam diariamente pela Avenida Guaicurus em . Francisco sofreu um acidente quando trafegava com uma moto Biz e ficou vários dias internado em estado grave no Hospital Santa Rita. Na madrugada do dia 4 de maio o militar teria perdido o controle da motocicleta sendo arremessado por trinta metros numa rotatória próxima à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, conforme informações da polícia.

         A avenida que liga a cidade de Dourados aos campus das Universidades Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi duplicada e iluminada pelo Governo do Estado. As obras foram concluídas no ano passado, mas os problemas continuaram chegando ao ponto da via ganhar o nome de “Avenida da Morte”.

         A falta de iluminação tem sido colocada como a grande causadora de acidentes com mortes na avenida que dá acesso também a dois quartéis do Exército, ao Aeroporto Francisco de Matos Pereira e aos distritos de Picadinha e Itahum.

         O servidor público Franz Maciel Mendes, presidente da Comissão Pró-duplicação da Avenida Guaicurus afirmou que a responsabilidade pela iluminação pública da via vem sendo discutida na Justiça desde que as obras de duplicação foram entregues pelo Governo do Estado à Prefeitura de Dourados em outubro de 2015.

         Uma ação civil pública foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual recomendando a realização de reparos na rede de iluminação. A Prefeitura e o Governo do estado chegaram a um acordo sobre quem é o responsável pela manutenção da iluminação e agora resta apenas uma decisão judicial.

         O presidente da Comissão afirmou que a iluminação da Avenida Guaicurus transformou-se numa “criança sem pai”. Nem Governo do Estado e muito menos a Prefeitura quiserem assumir a solução do problema. Conforme a ação civil pública o então prefeito Murilo Zauith (PSB) se negou a receber a obra do Governo do Estado que acabou entregando a iluminação à municipalidade através de oficio protocolado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR).

         Depois disso, segundo Franz Mendes 80% dos 12 quilômetros da Avenida Guaicurus ficou no escuro simplesmente por falta de manutenção da rede. Acontece que as empresas e demais consumidores de energia elétrica que estão pagando a taxa de iluminação pública, a camada COSIP. “Este dinheiro arrecadado aos cofres da Prefeitura seria suficiente para garantir os custos da manutenção da rede”, disse o presidente da Comissão.

         Franz acrescentou que a cada mil metros existem um disjuntor que se desarma automaticamente quando há sobrecarga de energia elétrica. E a tal manutenção, segundo Franz consiste apenas em passar um eletricista e religar os disjuntores espalhados ao longo da avenida.

“Este pequeno detalhe que consiste apenas em por o dedo indicador num pino e religar a rede é o grande gargalo na manutenção da iluminação que pode ser a causadora dos acidentes”, finalizou o servidor.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos