Um acidente na primeira curva do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, tirou o espanhol Fernando Alonso da . O piloto da Ferrari lidera o Mundial de Pilotos. A batida, que também obrigou Lewis Hamilton e Sergio Pérez a abandonar, foi causada pelo francês Romain Grosjean, da Lotus.
 
Pela direita da reta de largada do circuito de Spa-Francorchamps, antes da curva La Source, Grosjean tentou passar Hamilton e trocou toques com a McLaren. Em seguida, a Lotus do francês bateu na traseira da Sauber de Sergio Pérez e voou por cima da Ferrari de Alonso.
 
Alonso poderia completar 24 corridas consecutivas na zona de pontuação e igualar o recorde do alemão Michael Schumacher. A última vez que abandonou ou ficou fora do grupo dos dez primeiros foi no GP do Canadá do ano passado.
 
Este foi o quinto abandono do bicampeão em Spa-Francorchamps em nove corridas. O seu melhor resultado na Bélgica aconteceu em 2005, pela Renault, quando chegou em segundo lugar.
 
O espanhol mantém a liderança do campeonato mesmo sem ter pontuado, pois largou com 40 pontos de vantagem para o australiano Mark Webber, segundo colocado do Mundial.