Polícia / Trânsito

Corumbá: homens causaram mais acidentes no trânsito em setembro

O Grupamento de Trânsito (GTRAN), da Guarda Municipal de Corumbá, registrou 31 acidentes automobilísticos na cidade somente em setembro. De acordo com o Grupamento, aquele foi o mês que mais registrou acidentes de trânsito no município. “O mês de setembro foi de grande circulação de veículos na cidade com turistas, eleições, bolivianos transitando. A frota […]

Arquivo Publicado em 25/10/2012, às 17h17

None

O Grupamento de Trânsito (GTRAN), da Guarda Municipal de Corumbá, registrou 31 acidentes automobilísticos na cidade somente em setembro. De acordo com o Grupamento, aquele foi o mês que mais registrou acidentes de trânsito no município. “O mês de setembro foi de grande circulação de veículos na cidade com turistas, eleições, bolivianos transitando. A frota municipal foi aumentada e com ela também cresceu o número de impudências e de acidentes”, apontou o tenente-coronel Ubiratan de Oliveira Bueno, comandante da Guarda Municipal.



Essa é a primeira estatística divulgada pelo GTRAN e visa alertar a população sobre os principais riscos do trânsito em Corumbá. A iniciativa também quer orientar sobre o cumprimento às leis do trânsito, evitando crescimento das estatísticas de acidentes e consequente aumento nas infrações. Dos 31 acidentes, 22 deles envolveram carros, 06 envolviam motocicletas, 02 caminhões e apenas um envolvia ciclista. De acordo com a estatística, 70% dos acidentes envolvem carros. Detalhando ainda mais, 50% foram entre carros; 35,71% carro e motocicleta; 7,14% entre motocicleta e caminhão e 7,14% entre carros e bicicletas.



As estatísticas apontam ainda que os homens têm sido o grande perigo no trânsito corumbaense. Segundo o levantamento do GTRAN, eles foram responsáveis por 84% dos acidentes, enquanto as mulheres causaram apenas 16%. De acordo com os registros, um total de 3,23 % dos acidentes tinham como envolvidos, motoristas de nacionalidade boliviana.



Vésperas de final de semana – quintas e sextas-feiras – são os dias em que mais ocorreram acidentes. A planilha elaborada pelo Grupamento de Trânsito indica que 26,67% dos acidentes registrados pelo GTRAN em setembro ocorreram na quinta-feira e 20% na sexta-feira. Não há um local específico onde acontecem mais acidentes. As ruas que mais aparecem na planilha são: Porto Carrero; América; Colombo; Major Gama; Cuiabá; Ladário; Sete de Setembro; Edu Rocha; Dom Aquino e avenida Rio Branco. Esses pontos aparecem 2 ou mais vezes como áreas onde ocorreram acidentes. O cruzamento das ruas Porto Carrero e Major Gama apareceu no levantamento com 4 acidentes em setembro.



Medidas preventivas



Com base nos dados da planilha de estatísticas, o GTRAN elaborou ações visando a diminuição de acidentes no trânsito em Corumbá. O comandante da Guarda Municipal enfatizou que estão sendo realizadas diversas blitze durante a semana e o trabalho de fiscalização será intensificado nos finais de semana.



“As blitze e as fiscalizações reduzem o tráfego de condutores que apresentam veículos com alguma irregularidade e as fiscalizações noturnas retiram das ruas pessoas embriagadas que, ao volante, podem causar acidentes. As medidas preventivas já estão sendo adotadas”, finalizou o tenente-coronel Ubiratan Bueno.


Jornal Midiamax