“Muita droga, muita coisa ruim, então a gente tem que se precaver e pedir a Deus, né? Só Deus para nos proteger”, disse o aposentado José Clenildo, após o assassinato de Ramão Lopes, de 75 anos, na noite desta segunda-feira (06), no bairro Caiobá, em Campo Grande.
Vizinhos relataram que falta segurança na região e que o bairro estaria ‘abandonado’ pelo poder público. “Aí é horrível né, porque outro dia aconteceu um caso ali na esquina, e agora aqui. Já teve um cara rondando a minha casa, é muito difícil deixar sua casa sozinha”, contou uma moradora que preferiu não se identificar.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme o relato da mulher, o autor, de 23 anos, teria matado Ramão devido à bicicleta elétrica. “Era umas 18h eu ouvi um barulho, como se fosse um ‘pofe, pofe’, eu achei que era tiro. Ai meu filho chegou 20h, e disse que tinha vários policiais do lado de fora”, explicou.
A moradora ainda disse que nunca havia interagido com o autor. “Os pais dele chegaram e viram a cova rasa que ele tinha feito, ainda deixou uma parte do corpo do senhorzinho para fora”, disse.
Idoso foi esfaqueado e acertado com 10 golpes de barra de ferro
Conforme o boletim de ocorrência, o Batalhão de Choque da PM (Polícia Militar) foi acionado no período da noite e, ao chegar no local, encontrou o jovem em frente ao imóvel. Logo que o jovem percebeu a aproximação dos policiais, ele se identificou como autor do assassinato.
Em seguida, o autor passou a detalhar a dinâmica dos fatos. À polícia, o jovem contou que viu o idoso passando em uma bicicleta elétrica — usada para transportar materiais recicláveis — em frente ao imóvel.
Diante disso, o jovem chamou a atenção de Ramão oferecendo latas de alumínio, que estariam nos fundos da casa. Assim, o idoso adentrou o imóvel, juntamente com o autor, momento em que o jovem afirmou que sentiu vontade de matá-lo.
No entanto, antes de cometer o crime, o jovem disse que movimentou a câmera de segurança da casa para não registrar o assassinato. Em seguida, desferiu um chute em Ramão, que caiu ao chão e, logo, foi atingido pelo jovem com um golpe de mata-leão. A vítima conseguiu escapar, mas o jovem sacou uma faca e desferiu três golpes na região do tórax.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Jornal Midiamax no WhatsApp
Com o idoso no chão, o autor ainda pegou uma barra de ferro e desferiu aproximadamente dez golpes pelo corpo dele. Ao perceber que Ramão estava morto, o jovem ainda enterrou o corpo da vítima no quintal. Na ocasião, ele cobriu o corpo com panos para evitar que seus familiares presenciassem o homicídio.
Autor ofereceu bicicleta elétrica do idoso para um familiar
Após o crime, um irmão do autor chegou ao local e o jovem lhe ofereceu uma bicicleta elétrica, fato que causou estranheza no familiar. Em seguida, o irmão viu um volume de terra nos fundos do imóvel.
Já a mãe do jovem falou aos policiais que, ao ser informada do ocorrido, viu manchas de sangue sob a terra. Questionado, o filho falou que seria melhor a mulher não olhar. Ainda assim, ela retirou a terra e viu que havia um corpo no local.
Diante da cena, a polícia foi acionada. Ao chegar no local, os militares do Batalhão de Choque encontraram um saco plástico com vestígios de sangue, uma sacola preta e um aparelho celular no terreno ao lado.
Durante a verificação no celular, o aparelho recebeu uma ligação do filho do proprietário, que comentou que o pai trabalhava com reciclagem e não havia retornado para casa. Então, o familiar foi até o local e confirmou a identidade do pai.
À polícia, o pai do autor falou que o filho é usuário de drogas e toma medicação controlada. Ele foi preso e encaminhado para a delegacia.
Além do Batalhão de Choque, a Polícia Civil e a Perícia foram acionadas para os levantamentos no local.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!